Para economizar combustível no carro, as regras mais conhecidas são dirigir de maneira correta, manter a revisão em dia e escolher cuidadosamente o combustível na hora de abastecer. Confira agora outras dicas que separamos e podem fazer você economizar nas próximas idas em um posto.

1) EVITE PICOS DE VELOCIDADE

Além de ser perigoso, acelerar e frear bruscamente prejudica a economia de combustível. O indicado é acelerar gradativamente, pois assim o motor responde com eficiência sem consumir exageradamente. Outro fator que ajuda a economizar combustível é frear com calma, usando a inércia do veículo para retomar a velocidade.

2) APROVEITE O EMBALO EM DESCIDAS

Em declives, uma forma de economizar é manter o veículo engrenado, acelerando o suficiente para aproveitar o embalo. Nessa situação o motorista nunca usar o ponto morto, pois o veículo pode descer desgovernado e sobrecarregar o sistema de freios.

3) ESCOLHA A MARCHA CORRETA

Para alcançar o melhor rendimento com economia, o indicado é trocar as marchas dentro da faixa de torque máximo, que pode ser acompanhado pelo conta-giros ou pelo ganho de forma do motor.

4) ATENTE-SE AOS PNEUS E RODAS

O pneu pode representar até 20% do consumo de combustível! Isso é resultado da resistência ao rolamento, que está ligada a fatores como peso e conservação do veículo, temperatura, calibragem semanal, além de estrutura e compostos internos. Para evitar o aumento do consumo de combustível é preciso manter os pneus calibrados e as rodas alinhadas.

5) ESCOLHA O LUBRIFICANTE CORRETO

Ao escolher o óleo para o motor, opte pelo de menor viscosidade, pois eles podem proporcionar redução no consumo de combustível se comparados aos óleos de maior viscosidade. Além disso, eles podem reduzir as emissões de poluentes e aumentar a durabilidade do propulsor.

6) CUIDADO COM A ESCOLHA DOS ACESSÓRIOS

Itens usados na carroceria podem gerar maior resistência contra o ar, aumento o apetite do motor. Por isso, acessórios como o bagageiro de teto só devem ser montados na capota quando houver necessidade. Outra dica é escolher os que possuem formas aerodinâmicas, pois ajudam a economizar.

7) EVITE CARREGAR PESO DESNECESSÁRIO

Carregar bagagem sem necessidade eleva o gasto de combustível, afinal o carro mais pesado precisa de mais aceleração para andar. Quando mais pesado, mais o veículo consome. Observe no manual do proprietário o peso máximo recomendado pelas montadoras.

8) USE CORRETAMENTE O AR CONDICIONADO

Quando o carro fica estacionado sob o sol, a massa de ar de seu interior fica mais quente que a do exterior, por isso é indicado deixar as janelas abertas quando sair com o veículo, assim o resfriamento é acelerado. Só depois o ar condicionado deve ser ligado, aproveitando a capacidade do aparelho, além de economizar combustível.

9) FIQUE DE OLHO NA TEMPERATURA DO MOTOR

O motor consome menos quando está aquecido na medida certa, por isso é indicado planejar o uso do veículo, indo a vários lugares de uma vez ao invés de fazer várias saídas rápidas no dia.

10) FAÇA A MANUTENÇÃO DAS VELAS

As velas precisam ser trocadas com a quilometragem recomendada pela montadora e quando estragar todo o jogo deve ser substituído por peças com as mesmas especificações. Essa medida é importante porque quando as velas estão ruins a queima fica irregular e resulta no aumento do combustível injetado.

Quais dessas dicas você já usa no seu dia a dia? Conta pra gente!