Com os constantes aumentos da gasolina e do etanol, economizar combustível se tornou a prioridade de muitos motoristas. Porém muitos motoristas não sabem que não é necessário fazer grandes adaptações no carro ou no modo de dirigir para reduzir o gasto de combustível.

Para economizar combustível é muito importante colocar em prática algumas dicas simples, assim como alguns cuidados com a manutenção.

Dirigindo em declives

Mantenha o veículo engrenado, acelere o suficiente e aproveite o embalo. É mais uma forma muito eficiente de economizar combustível. Em descidas nunca use o ponto morto, prefira o freio-motor para que o veículo não desça desgovernado e, também, para não sobrecarregar o sistema de freios quando precisar dele.

Cuidado com o pé pesado

Acelerar e frear bruscamente são alguns dos piores inimigos da economia de combustível, além de ser um perigo para os outros motoristas que estão por perto. Tenha calma, acelere gradativamente e freie levemente, assim o veículo responderá de forma espontânea sem forçar e assim gastar todo o seu combustível.

Fique atento aos pneus

Os pneus são grande responsáveis pelo consumo do combustível devido à resistência do rolamento. Por isso, fique atento com a calibragem, alinhamento e o desgaste dos pneus.

Marcha versus rotação do motor

Manter uma marcha baixa enquanto o motor está em regime de altas rotações é tão inadequado quanto escolher uma marcha alta para rodar em giros muito baixos. Para obter o melhor rendimento aliado com a economia, o ideal é trocar as marchas quando perceber que o motor ganhou força.