Se você trabalha com serviços mecânicos automotivos ou deseja iniciar o seu negócio nesse segmento, é necessário conhecer cada etapa. Um dos primeiros passos é preparar o seu espaço de trabalho e comprar as principais ferramentas para oficina mecânica.

Pensando nisso, listamos os equipamentos essenciais para você começar a atender seus clientes e garantir um serviço bem feito.

Continue lendo e confira.

10 ferramentas para oficina mecânica: saiba o que é essencial 

  • Kit de chaves

O kit de chaves é uma das principais ferramentas para oficina mecânica, pois os automóveis possuem muitos parafusos. Dessa forma, é importante ter chaves de diversos tamanhos para o manuseio adequado dos acessórios.

Nesse sentido, um kit básico inclui chave inglesa, chave allen, chave de boca e chave de fenda de diversos tamanhos.

  • Alicate

O alicate é um instrumento comum e que facilita bastante o trabalho na oficina mecânica, afinal o modelo ideal pode fazer cortes em cabos e conduítes, pegar peças pequenas e até ajudar a manusear fios. O tipo mais comum é o alicate universal, que possui função de pressão e corte.

  • Elevador automotivo

O elevador automotivo simplifica o trabalho do mecânico, pois garante mais comodidade a serviços de manutenção e conserto.

  • Macaco hidráulico

O macaco hidráulico é outra das mais importantes ferramentas para oficina mecânica. Ele possibilita elevar os carros para reparos simples, como consertos em rodas, amortecedores e trocas de pneus, dispensando o uso do elevador automotivo, que é indicado para serviços mais complexos.

  • Guincho hidráulico

O guincho hidráulico é recomendado para serviços como retirada do motor do capô do carro. Assim, a ferramenta pode ser fixa ou móvel e sua escolha deve se basear entre manter uma estação de trabalho ou movimentar o equipamento dentro da oficina.

  • Torquímetro

O torquímetro é a ferramenta que mede o torque dado em parafusos e porcas, conferindo se a pressão sobre a peça está adequada. Existem torquímetros analógicos e digitais e o uso de cada modelo depende dos serviços oferecidos na oficina.

  • Manômetro

Entre as ferramentas para oficina mecânica também se destaca o manômetro, que confere a pressão dos sistemas de freios, combustível, arrefecimento e motor.

  • Alinhador de direção

O alinhador de direção auxilia no ajuste de ângulos das rodas do carro, previne o desgaste irregular dos pneus e contribui para economia de combustível. Por isso, desempenhar um serviço de qualidade nessa área é um diferencial.

  • Balanceadora

O balanceamento do carro costuma ser realizado junto com o alinhamento. Por isso, é importante investir também na balanceadora, que faz a leitura da roda para verificar o equilíbrio. Além disso, ela previne barulhos e vibrações na direção, no painel do carro e no piso, aumentando o conforto e a segurança do condutor.

  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Por fim, temos os EPIs, que são muito importantes para garantir a segurança dos mecânicos e prevenir acidentes de trabalho. Em suma, os principais equipamentos de proteção individual são: máscara, óculos de proteção, luvas, calçados de segurança, protetor auricular e uniforme com tecido adequado.

Se você gostou das nossas dicas, continue acompanhando o blog da Bompreço Auto Peças e deixe seu comentário abaixo. Além disso, não se esqueça de ficar de olho em nosso Facebook e no Instagram.