Os danos provocados por vias esburacadas podem interferir diretamente no sistema de suspensão do carro. Isso acontece porque os buracos podem provocar desgaste antecipado de componentes do sistema de suspensão, como molas, amortecedores e buchas de borracha, por exemplo.

Para cuidar melhor do seu carro, saiba quais os sintomas mais comuns dos danos provocados por vias esburacadas e confira dicas que ajudam a evitar esse problema.

Sintomas dos danos provocados por vias esburacadas

Um dos sintomas mais comuns dos danos provocados por vias esburacadas é a trepidação no volante, geralmente causada pelas rodas desbalanceadas. No entanto, existem outros sinais que podem demonstrar problemas. Confira a seguir.

Principais danos provocados por vias esburacadas

  • Desalinhamento: se a direção pender para um dos lados, mesmo com o volante reto, é necessário fazer o alinhamento no sistema. Esse que também previne o desgaste irregular e/ou acelerado nos pneus.
  • Vazamento nos amortecedores: quando há impactos regularmente, os amortecedores começam a vazar fluido e sua vida útil diminui. Caso isso aconteça, deve-se trocá-los.
  • Barulhos e Pancadas: as buchas e coxins de sustentação também podem deixar de fazer seu trabalho com eficácia. Com isso, a suspensão começa a fazer barulhos e dar pancadas secas de fim de curso.
  • Bolhas nos pneus: além dos cortes e furos, também é comum causar bolhas nos pneus. Porém, elas não devem ser estouradas. Essas bolhas podem gerar ruptura interna do pneu e vazamento de ar, ou seja, se o pneu for submetido a um esforço grande, ele pode estourar.
  • Outros danos provocados por vias esburacadas são perda do balanceamento, empeno das rodas e quebra do pivô.

Dicas para evitar danos provocados por vias esburacadas

Para evitar danos provocados por vias esburacadas, selecionamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença.

  • Entrar com a roda na guia prejudica o rolamento da roda, além de murchar o pneu, danificar a suspensão e danificar a banda lateral.
  • Nunca passe por valetas e lombadas (quebra-molas) na diagonal. Ao passar na diagonal, uma das rodas fica suspensa e todo o peso fica distribuído nas outras, torcendo o monobloco.
  • Nunca vire a direção com o carro parado, pois exige muito dos terminais de direção, dos pivôs e da caixa de direção hidráulica. A caixa hidráulica pode apresentar vazamento de óleo hidráulico pelos retentores.

Importância da Manutenção

A manutenção ajuda a evitar danos provocados por vias esburacadas. Por isso, alguns cuidados importantes são:

  • Alinhamento: deixar de alinhar faz com que você aplique maior força no volante para corrigir o curso.
  • Balanceamento: rodas desbalanceadas geram maior trepidação em todas as buchas e terminais de direção, gerando folgas.
  • Pneus murchos: pneus murchos causam desgaste acelerado nos pivôs, nos terminais, nas barras de direção e nos pneus. Com isso, a caixa de direção hidráulica faz mais esforço.

Tem mais dúvidas sobre danos provocados por vias esburacadas? Deixe sua mensagem abaixo! Continue acompanhando nosso blog e não se esqueça do nosso Facebook.