A graxa é um derivado do petróleo e lubrificante semissólido. Combinação de um lubrificante líquido com um emulsificante que age como uma esponja. É necessária para evitar desgastes de componentes em atrito. Geralmente a graxa é muito utilizada em máquinas e também em veículos automotores.

Ultilização da Graxa

Dentre os principais objetivos da ultilização da graxa, vale ressaltar a redução de desgaste das peças, do atrito e das vibrações, além de proteger contra a corroção e diminuir os ruídos. A graxa é um produto com valores acessíveis.

A Graxa mais utilizada em veículos é a grafitada, focada para partes como as juntas homocinéticas(peças que fazem a ligação da caixa de marcha às rodas).

Tipos de Graxas, fique por dentro!

Se fôssemos tratar de todos os tipos de grazxas existentes, o espaço seri pequena. Apenas para aguçar a curiosidade, sabia que provalvementevocê come alimentos que tiveram contato com a graxa? Aquele arroz branquinho que sai da panela pode sim ter se cozinhado contando seus segredos para uma delas: o teflon. A fórmula química deste polímero, cientificamente chamado de politetrafluretileno, é considerado um dos tipos de graxa.

Uso inadequado da Graxa

A má utilização da graxa pode causar contaminação no rolamento, acarretando em perda de performance e de durabilidade do componente. O excesso de lubrificante vai estourar o retentor e também causar aquecimento no rolamento. Já a falta dele ocasiona super aquecimento. O lubrificante contaminado causa ruído, oxidação e, consequentemente, a redução da vida útil do rolamento.

Agora você já sabe como são algumas aplicações da graxa. Continue acompanhando o blog da Bompreço. Toda semana tem novidade sobre o mundo automobilístico. Precisa de peças? Entre em contato agora mesmo pelo site.