Limpar o veículo é um ato de cuidado necessário, além de ficar esteticamente mais bonito, sujeiras podem manchar a pintura e até mesmo causar oxidação na lataria. Como a limpeza na parte externa é importante e deve ser feita periodicamente, muitos motoristas ficam na dúvida se devem limpar as partes internas também. Enquanto muitos dizem que é preciso lavar o motor periodicamente, outros batem o pé e afirmam que isso é algo que jamais deve ser feito. E no fim da história, quem tem razão?

Não lave o motor desnecessariamente

É preciso ter cuidado e não sair jogando água para lavar o motor só porque viu algumas manchas de lama. A limpeza incorreta e desnecessária pode trazer muito prejuízo e dor de cabeça para o dono do carro. Produtos químicos utilizados incorretamente e jatos de água de alta pressão podem causar diversos problemas como obstrução do fluxo e oxidação interna de conectores elétricos.

Há também a chance de ocorrer choque térmico causado pela aplicação de um jato de água fria em um motor quente. Se você quiser muito lavar o motor, exija que o serviço seja feito com ele totalmente frio.

Lavar o motor traz diferenças estéticas

Lavar o motor é algo estético e só em casos muito específicos pode trazer algum benefício para o desempenho do carro. Caso o motorista opte por realizar a lavagem, é recomendável que jamais faça o procedimento em casa. Leve o veículo até um local especializado e de confiança, que possui profissionais capacitados para realizar o trabalho sem danificar nenhum componente importante.

Cuidado com receitas caseiras

Circula na internet muitas medidas caseiras para lavar o motor, como derramar óleo de mamona ou utilizar óleo diesel em alta pressão. Não recomendamos estas práticas que podem danificar o motor, corroendo partes importantes.

Concluindo, a limpeza do motor não é necessária e deve ser realizada somente em casos específicos, já que possui apenas melhorias estéticas e se realizada incorretamente pode prejudicar muito carro. Gostou da dica? Acompanhe o blog Bompreço e visite nosso site. Somos referência no segmento de auto peças do Centro-Oeste.