O airbag é um item de segurança que ainda não é muito popular no Brasil, mas isto está mudando pois desde 2014 todos os carros devem sair de fábrica com airbag instalado. Devido à falta de conhecimento sobre este item, surgem muitas dúvidas e mitos. Vamos esclarecer as mais recorrentes agora:

O que são airbags?

Os airbags são bolsas que inflam automaticamente quando ocorre uma desaceleração muito brusca e tem como objetivo minimizar os danos de um possível acidente ao condutor e passageiros. O saco de ar infla em uma velocidade de menos de 1 segundo.

O airbag pode machucar as pessoas?

O airbag não é feito para machucar ninguém, pelo contrário, é um equipamento de proteção. Para que ele funcione corretamente é necessário que o condutor e/ou passageiro não tenha canetas nem objetos pontiagudos no bolso da camisa e não fume dirigindo, pois, estes objetos podem ser prensados contra a pessoa. Outra recomendação é referente a postura dos ocupantes do veículo. A cabeça e a coluna devem estar próximas aos seus encostos. A distância entre o painel e volante também deve ser a maior possível. Seguindo essas dicas o uso do airbag será eficiente.

Qualquer “batidinha” vai acionar o airbag?

O airbag é projetado para não ser acionado sem necessidade. Se não houver passageiro, ele não abrirá, por exemplo. Os airbags frontais só são inflados caso haja colisão frontal, não funcionando caso seja uma batida na traseira.

Devo usar cinto de segurança em carros com airbag?

Sim! O cinto de segurança é um equipamento obrigatório de proteção individual e deve ser utilizado por todos os ocupantes do veículo, independentemente se o carro possui airbag. É importante ressaltar que os sacos serão inflados mesmo que o ocupante não esteja utilizando o cinto.

O que é o pó branco no carro depois que airbag abre

Não precisa se preocupar com a presença de pó branco no carro. Ele não é tóxico. É apenas talco utilizado para evitar que as dobras do saco grudem.

O airbag pode ser reaproveitado

Não é verdade. Após acionado e inflado o airbag deve ser substituído em uma oficina especializada. Talvez seja necessário trocar outras peças do painel.

Esperamos que depois desse post as suas dúvidas sobre airbags estejam sanadas. Ainda tem alguma dúvida? Escreva nos comentários. Visite o site da Bompreço Auto Peças. Referência no segmento de peças automotivas e com as melhores condições de pagamento.