A calibragem dos pneus é um cuidado simples e rápido que pode ser feito no momento do abastecimento ou em postos de combustíveis que ofereçam o serviço. Porém, muitos motoristas negligenciam a importância dessa prática. O resultado é que o veículo pode ficar menos seguro, além de ocorrer redução da vida útil do pneu e aumento do consumo de combustível do carro.

Para te ajudar, trouxemos informações sobre os principais riscos que você corre ao calibrar os pneus do carro incorretamente e a importância dessa prática no dia a dia.

Riscos causados pela incorreta calibragem dos pneus

     Problemas causados pela falta de pressão

  • Carro mais suscetível à aquaplanagem

Quando o pneu fica mais murcho, a área de contato com o solo aumenta e ele empurra a água para frente. Com isso, o acúmulo de água na frente do pneu fica maior e aumenta a chance de aquaplanagem.

  • Danos por impacto

A pressão baixa faz com que os pneus fiquem mais sensíveis a danos, como queda em buraco e choque contra o meio fio. Esses impactos formam bolhas na lateral do pneu, que podem estourar.

  • Pneu fora da roda

A calibragem inadequada pode levar ao detalonamento, que é o processo que leva o pneu a sair da roda. Entre os fatores que levam a esse problema estão a pressão baixa dos pneus, o peso excessivo no veículo e curvas muito fechadas.

  • Capotamento de SUV

Os SUVs têm o centro de gravidade mais alto do que sedãs e hatches, por exemplo. Dessa forma, a falta de calibragem dos pneus e o peso concentrado na parte superior do veículo podem aumentar o risco de capotamentos.

Problemas causados pelo excesso de pressão

  • Perda de estabilidade no eixo traseiro de picapes

A picape sofre com a perda de estabilidade quando os pneus têm pressão acima do normal. Por isso, ao carregar a picape é preciso aumentar a pressão dos pneus e ao esvaziá-la a pressão deve seguir o normal exigido pela montadora.

  • Frenagem prejudicada

A lateral do pneu tem a função de carregar a maior parte da carga do veículo. Por isso, quando há excesso de pressão na calibragem, essa parte levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui, o que pode aumentar o espaço de frenagem.

Calibragem correta

A calibragem dos pneus depende de vários fatores e deve seguir as informações no manual do proprietário ou na tampa do tanque de combustível. Uma dica muito importante é não sobrecarregar os pneus com carga excessiva quando a calibragem dos pneus estiver irregular ou menor do que a necessária.

Importância da calibragem dos pneus

Além de evitar acidentes, calibrar os pneus regularmente aumenta a vida útil desses itens e reduz os gastos com manutenção e troca de peças.

Frequência

Se você dirige constantemente em rodovias, a recomendação é calibrar os pneus a cada três ou quatro dias, pois assim é possível observar se há pequenos furos ou se os pneus estão danificados, evitando problemas mais graves. Se você usa o carro apenas na cidade, a dica é calibrar uma vez por semana.

Faça a revisão do seu carro regularmente e conte sempre com a qualidade da Bompreço Auto Peças. Para ficar sempre por dentro de dicas e novidades do mundo automotivo, acompanhe nosso blog.