Um bom motorista deve dirigir bem e também estar preparado para imprevistos. Para isso, ele deve ter itens que protejam o carro e priorizem a segurança dos ocupantes. Pensando nisso, preparamos um pequeno guia com ferramentas essenciais para quem dirige e dicas para te ajudar a fazer pequenos reparos.

Ferramentas essenciais para quem dirige

  • Macaco hidráulico

Essa ferramenta é fundamental no carro, pois é ela que vai suspender o veículo caso haja necessidade de trocar os pneus.

Na hora de comprar o macaco, lembre-se de pesquisar o ideal para o seu carro, pois hoje é possível encontrar uma grande variedade de modelos no mercado.

  • Triângulo de sinalização

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o triângulo de sinalização é um item obrigatório para evitar acidentes. Ele tem a função de alertar os outros condutores de que há um carro parado à frente e deve ser usado quando o veículo estiver impossibilitado de andar, seja por um pneu furado ou por problemas no motor.

  • Chaves

Entre as ferramentas essenciais para quem dirige, as chaves de fenda merecem destaque. Porém, como cada veículo tem parafusos de tamanhos diferentes, a dica é checar no manual do proprietário os tipos de parafuso mais comuns no carro e ter opções que se adequem às possíveis necessidades.

  • Lubrificantes

Esse item pode ajudar na hora de lubrificar parafusos e porcas para que elas cedam mais facilmente. Por isso, mantenha um lubrificante em spray na sua caixa de ferramentas e trabalhe de forma mais fácil.

  • Lanterna

Se você estiver em um lugar escuro ou precisar procurar objetos dentro do carro à noite, a lanterna será uma ferramenta valiosa. Por isso, escolha um modelo prático e garanta que ele sempre esteja carregado ou com pilhas novas.

  • Medidor de pressão

O medidor de pressão é outras das ferramentas essenciais para quem dirige, pois permite que o motorista se certifique de como está o nível de óleo e também se a roda está vazia.

  • Luvas de proteção

Tenha sempre no carro uma luva grossa e resistente ao calor, pois alguns reparos precisam ser feitos quando o carro ainda está quente e por isso é importante usar uma proteção para as mãos.

  • Kits de segurança

Os kits de segurança normalmente reúnem as ferramentas mais úteis e essenciais para pequenos ajustes e reparos em veículos e têm diferentes compartimentos para melhor organização dos itens.

Agora que você já sabe as ferramentas essenciais para quem dirige, prepare seu carro para imprevistos. Compre suas peças e produtos na Bompreço Auto Peças e acompanhe notícias do mundo automotivo no nosso blog.