Mesmo ao comprar um carro novo, o motorista pode se deparar com algum problema mecânico. Para evitar grandes dores de cabeça e garantir um pouco de tranquilidade ao consumidor, a solução é a garantia de veículos, que ordena o conserto ou a troca do produto com defeitos de fábrica sem gerar custo ao consumidor.

Para tirar suas dúvidas, preparamos dicas com tudo o que você precisa saber sobre esse tema. Confira abaixo!

Tipos de garantia de veículos

  • Garantia legal

Essa garantia é estabelecida através do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e define que o consumidor tem 90 dias para reclamar de problemas com o automóvel.

A norma vale para problemas mais superficiais e fáceis de constatar. Já quando se fala dos danos ocultos, que só conseguem ser constatados depois de um certo tempo de utilização do produto, o Código de Defesa do Consumidor estabelece 90 dias de prazo a partir do instante em que o defeito é verificado.

  • Garantia contratual

Apesar de não ser obrigatória, a garantia contratual está presente na maioria dos produtos duráveis vendidos no mercado. Entre os automóveis, o prazo de garantia maior tornou-se um diferencial competitivo.

Cada marca define suas condições e deve detalhar todas as informações no termo de garantia. Por isso, é essencial que o consumidor leia atentamente o documento para conhecer os seus direitos e deveres.

O termo de garantia deve detalhar o tempo de garantia contratual e o consumidor deve ler atentamente o documento para conhecer seus direitos e deveres.

Fique atento!

Se o carro que você comprou tem Garantia Contratual, saiba que a garantia legal só começa a valer depois que termina o prazo definido pelo fabricante para a garantia contratual.

Cobertura: o que vale na garantia de veículos

A garantia de veículos cobre as peças que apresentam falha de material, defeito de fábrica na montagem ou qualquer problema que tenha ocorrido antes da comercialização do produto. Já os danos causados pelo motorista por má utilização ou acidente não são cobertos.

Outro ponto que deve ser destacado é que a garantia contratual não se aplica a peças que exigem substituição periódica, como filtros e pastilhas de freio, afinal isso faz parte da manutenção comum do carro.

Prazo e perda da garantia

Caso o carro tenha algum problema e precise ir para a oficina, o prazo da garantia fica automaticamente suspenso e volta a valer apenas quando o veículo é devolvido para o proprietário.

Para evitar a perda da garantia, é essencial cumprir todos os procedimentos previstos no manual do veículo, como as revisões e manutenções periódicas, além de fazer todos os serviços com a rede autorizada da marca, inclusive instalação de equipamentos e acessórios.

 

Depois de ler nossas dicas, fique de olho nos documentos fornecidos pelo fabricante e saiba como usar corretamente a garantia de veículos. Para mais informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e siga nosso perfil no Facebook.