Criação do Fusca

Compacto e com muito charme: estas são as características do carro mais vendido do mundo: O fusca. Surgiu na Alemanha em 1936 e começou a ser exportado em 1947. Já no Brasil o carro chegou em 1951 e foi produzido em terras tupiniquins até 1996. A última unidade do carro foi produzida em 2003 no México.

A história de sua produção é muito interessante, já que teve influências até mesmo da segunda guerra mundial. Quando surgiu, tinha como objetivo suprir a necessidade de carros pequenos, econômicos e de produção fácil, já que naquela época a produção era basicamente de carros de luxo e o país estava passando por uma crise.

A produção do carro teve o apoio de Hitler, que gostou bastante da ideia de um carro do povo. Hitler tinha uma lista de exigência para a fabricação do carro, que iam desde a abrigar a família inteira – dois adultos e três crianças – motor refrigerado a ar até ter o preço acessível. Após 04 anos de produção o Fusca havia sido oficialmente lançado e os seus quatro protótipos foram destruídos.

Surgimento e fim do Fusca 

No seu início não foi bem vendido, pois os consumidores apresentavam resistência ao fato de ser um produto alemão, além de estarem acostumados a diferentes tipos de veículos. Mas, logo depois o Fusca começou a se popularizar graças à sua fama de resistente e com mecânica simples, sendo sucesso de vendas nos países em que foi lançado.

O auge da sua popularidade se deu em 1973 com mais de um milhão de unidades produzidas. Porém, o declínio não demoraria muito a aparecer. Os clássicos motores a ar foram substituídos pela água, o que não foi muito aceito. O carro já estava considerado obsoleto e em 1980 teve a sua produção interrompida, continuando apenas no México. A sua segunda geração, apelidada de New Beetle foi produzida de 1997 a 2011, ano que a terceira geração foi lançada no mundo todo.

Hoje o carro é considerado um clássico, sendo desejado por colecionadores que investem na personalização do modelo, garantindo exclusividade. O carrinho ganhou até um dia especial só para ele: Dia mundial do fusca 22 de junho

Este foi um post sobre Carros Clássicos produzido pela Bompreço Auto Peças. Visite nosso site e conheça todos os nossos produtos.