Rodas desalinhadas e desbalanceadas aumentam o desgaste desse componente, impactando sobre todo o sistema. Para evitar esse problema, é primordial fazer o alinhamento e balanceamento das rodas e pneus, aumentando sua vida útil. Pensando nisso, trouxemos informações sobre a importância e diferenças entre esses dois procedimentos. Para entender, continue lendo.

Diferença entre alinhamento e balanceamento?

Se ao soltar o volante por um breve momento o motorista perceber que ele está puxando para um dos lados, significa que o carro precisa ser alinhado. Porém, se o volante estiver vibrando ou o carro apresentar barulhos em determinadas velocidades, é sinal de que as rodas precisam de balanceamento.

Para saber mais sobre os procedimentos de alinhamento e balanceamento, confira abaixo qual a função de cada um.

Alinhamento e balanceamento: o que cada procedimento faz?

  • Alinhamento

O alinhamento ajusta os ângulos das rodas, mantendo-as retas em relação ao solo e paralelas entre si. Esse procedimento ajuda o motorista a manter o controle do veículo em curvas e garante uma direção mais tranquila.

Alinhar o carro também ajuda a minimizar o desgaste irregular dos pneus, aumentando a vida útil desses itens e impactando na economia de combustível.

  • Balanceamento

O balanceamento faz com que as rodas girem sem vibrações, mantendo o equilíbrio entre o conjunto de pneu e rodas do veículo. Isso permite maior conforto na condução do carro e na acomodação dos passageiros e influencia no desempenho dos pneus.

Quando fazer o alinhamento e balanceamento do carro?

O ideal é fazer o alinhamento e balanceamento dos pneus a cada 10 mil quilômetros rodados, quando trocar os pneus ou caso tenha passado por alguma situação que possa ter modificado a regulagem.

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