O insulfilm no carro promove a retenção dos raios solares, aumenta a privacidade e a segurança do condutor e dos passageiros, reduz a temperatura interna e ainda evita que as lâminas de vidro se estilhacem caso o vidro quebre.

O que pode e o que não pode na hora de colocar o insulfilm no carro

Desde seu surgimento, o insulfilm tornou-se popular e foi ganhando modelos cada vez mais escuros. Com isso, foram criadas películas com diversas porcentagens de visibilidade, que variam de 30% a 95%.

Porém, ao aplicar as películas nos vidros do carro é preciso estar atento e seguir as regras estabelecidas pelo Código de Trânsito. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a entender o que pode e o que não pode na aplicação do insulfilm no carro.

A nova lei do insulfilm

Cada vidro do carro tem uma função e por isso é preciso conhecê-las para que cada limite seja respeitado. O para-brisa e o vidro traseiro são essenciais na visibilidade do motorista, por isso têm menor tolerância em relação à opacidade do insulfilm. Já os vidros laterais podem ser mais escuros, porém é preciso respeitar o limite.

Além disso, as películas devem ter um carimbo que identifique a porcentagem de transparência da película, o símbolo de conformidade e a marca do fabricante do vidro.

Confira as porcentagens permitidas por lei:

  • 70 a 100% de visibilidade nos vidros laterais dianteiros;
  • 75 a 100% para o para brisa;
  • Entre 28 e 100% para os vidros laterais traseiros e vidro traseiro.

Proibições

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu que a verificação do índice do insulfilm no carro deve ser realizada com o luxímetro, instrumento aprovado pelo INMETRO e homologado pelo DENATRAN. Para cumprir essa determinação, alguns policiais têm o medidor de visibilidade que determina se a película está dentro dos padrões.

Durante a abordagem, se as autoridades interpretarem que a o insulfilm no carro não está de acordo com a lei, podem definir a retirada imediata da película. Além disso, se o oficial determinar que o veículo é um potencial causador de acidentes, o motorista pode receber uma multa e 5 pontos na carteira por infração grave.

Diante dessa situação, a dica mais importante é se atentar às regras e evitar o insulfilm G5 ou qualquer outro que ultrapasse os limites estabelecidos por lei. Seguindo o padrão permitido, é possível garantir redução do calor e da luz solar, além de garantir a segurança de quem está dentro e fora do veículo.

Para saber mais sobre o insulfilm no carro e acompanhar notícias sobre o mundo automotivo, fique de olho no blog da Bompreço Auto Peças.