Mesmo com a maior facilidade de comunicação e contratação de serviços automotivos, pode ser que não se tenha seguro ou não seja possível esperar o guincho. Para evitar surpresas desagradáveis e se salvar na hora de uma emergência, confira a lista com itens essenciais para se ter dentro do carro todos os dias e em viagens.

SELANTE OU VEDA-PNEUS

Quando o pneu esvazia, é preciso descobrir o que aconteceu. Se o problema for um furo, o veda-pneus pode resolver a situação de forma rápida. Para usá-lo basta rosquear a mangueirinha do produto na válvula de calibragem e encher o pneu.

FERRAMENTAS

O ideal é ter uma caixa de ferramentas pequena, com itens fundamentais, como chaves de boca e de fenda e alicate, que sempre pode ajudar. Na hora de escolher o jogo, dê preferência às marcas reconhecidas.

CABOS DE CHUPETA

Existem vários motivos para o carro não ligar, como esquecer os faróis acesos ou estar com a bateria no fim da vida. Para solucionar alguns desses problemas basta ter cabos de chupeta e a ajuda de outro motorista que empreste a bateria para dar a partida.

SILVERTAPE

Se alguma parte do carro se desprender, uma solução temporária é usar silvertape – aquela fita adesiva prateada super-reforçada. Porém é preciso ter cautela: não é recomendável tentar consertar mangueiras com fita. É indicado apenas vedar a mangueira avariada numa emergência e trocá-la assim que chegar a um local de confiança.

FUSÍVEIS E LÂMPADAS

Equipamentos elétricos, como as travas, podem parar de funcionar sem motivo aparente e se isso acontecer é bom checar a caixa de fusíveis. Para carregar alguns sobressalentes é importante respeitar a amperagem, pois a sobrecarga pode queimar os elementos que o fusível protege e até danificar o chicote. Além disso, é bom andar com um kit de lâmpadas extras (farol, lanternas e piscas), pois isso ajuda na segurança e evita multas.

CABO DE REBOQUE

Esse item pode ajudar na hora de amarrar peças soltas no porta-malas, sendo usando no lugar de barras de reboque. Os cabos são feitos de kevlar, flexíveis e super-resistentes.

LANTERNA

Não é possível prever quando e onde o carro dará problema, porém é necessário pelo menos verificar o que está acontecendo. Nesse momento é indicado ter uma lanterna potente e durável, como os modelos de led, que gastam menos energia e iluminam mais. Ela pode ajudar inclusive de dia, para olhar as partes mais escondidas do veículo ou dentro de uma garagem.

CHAVE RESERVA

A maior parte das chaves modernas tem sistema de imobilização eletrônico e sem o chip que há dentro da chave original o motor não liga. Por isso, especialmente em viagens, é interessante levar também a chave reserva, que deve ser guardada em algum lugar que fique difícil perder.

Agora que você já viu a lista de itens essenciais para ter no carro, faça o check list e tenha a certeza de estar levando tudo o que é necessário para sua segurança.