A limpeza do circuito de ar condicionado do HB20 é importante para garantir maior vida útil ao sistema, evitando a quebra de componentes. Esse cuidado é fundamental porque hoje o ar condicionador já é item de série em muitos carros zero-km, tornando o setor de manutenção de ar condicionado mais atrativo.

Entre esses veículos se destaca o Hyundai HB20, que se se tornou um dos veículos mais vendidos no Brasil nos últimos anos. Todas as suas versões são equipadas com ar condicionado e por isso selecionamos algumas dicas e recomendações para a limpeza do sistema.

Procedimento de limpeza do circuito de ar condicionado do HB20

O serviço de limpeza e reparo de condicionador de ar requer conhecimento atualizado e ferramentas adequadas. Pensando nisso, listamos o passo a passo adequado para a limpeza do circuito de ar condicionado do HB20.

Passo a passo para a limpeza do circuito de ar condicionado do HB20

  1. Remova as tampas de vedação das conexões para linhas de baixa e alta pressão e instale o conjunto manifold da máquina recolhedora e recicladora ou o conjunto manifold convencional.
  2. Após conectar os engates rápidos, confira nos manômetros se há pressão no sistema. Se nenhum indicar pressão, pode haver vazamento.
  3. Localize o vazamento e utilize um conjunto manifold convencional. Instale-o no veículo com as mesmas conexões de baixa e alta pressão.
  4. O ar comprimido contém umidade, que contaminará e danificará todo o sistema. Por isso, inicie a aplicação com Nitrogênio através da linha de serviço do conjunto manifold, pois esse gás não retém umidade.
  5. Conecte a linha de serviço do conjunto manifold no regulador de pressão do cilindro de nitrogênio.
  6. Cheque se o manípulo (borboleta) do regulador de pressão está livre. Ele deve sempre estar aberto.
  7. Abra apenas ¼ (um quarto) de volta do registro do cilindro de nitrogênio, pois se houver algum vazamento no equipamento será possível fechá-lo mais rápido.
  8. Verifique a indicação de pressão correta para o tipo de gás usado no ar condicionado do veículo e acione o manípulo até que a escala do manômetro de saída do regulador de pressão indique a marca correta.
  9. Abra o registro na mangueira da linha de serviço do conjunto manifold e os registros de alta e baixa pressão lentamente. Faça a correção se for necessário.
  10. O último passo na limpeza do circuito de ar condicionado do HB20 é remover o cilindro de nitrogênio. Primeiro feche o registro e depois desconecte a linha de serviço para despressurizar os manômetros do regulador de pressão. Deixe o manípulo solto para que não seja acionado na próxima operação.

Você já fez a limpeza no circuito de ar condicionado do HB20? Tem alguma dúvida sobre esse procedimento? Deixe seu comentário abaixo.

Na Bompreço Autopeças você encontra os melhores preços e produtos para linhas leve e pesada! Para saber mais, acesse nosso site!