Além de atrapalhar o fluxo do fluido de arrefecimento dentro dos canais, a “sujeira” e a oxidação dificultam a troca de calor e podem prejudicar o funcionamento da válvula termostática, dos sensores de temperatura e da bomba d’água. Para evitar esses problemas e saber como fazer a limpeza do radiador do carro continue lendo esse post.

Importância da limpeza do radiador do carro

O sistema de arrefecimento deve ter o fluído trocado periodicamente, escolhendo o produto que será utilizado e a dosagem correta. Dependendo do procedimento, do produto e da dosagem, podem ocorrer prejuízos, como trincar um cabeçote ou bloco de motor, queimar uma junta de cabeçote ou até mesmo perfurar selos de motor.

Para evitar esses transtornos, preparamos um pequeno guia com dicas para a limpeza do radiador do carro. Confira!

Limpeza interna e externa

No momento de fazer a limpeza do radiador é fundamental limpar externamente, afinal o ar precisa passar entre as aletas, seguindo a direção correta e com uma velocidade adequada para funcionar corretamente.

Isso significa que se o radiador estiver sujo externamente e/ou com suas aletas deformadas, sua competência diminui, podendo até provocar o superaquecimento do motor.

Cuidado na limpeza do radiador do carro

O uso desordenado de jatos de água de alta pressão pode provocar outro problema. A pulverização de um produto de limpeza e a sua posterior remoção com um jato de água ameno pode ser a melhor solução. Esse cuidado deve ser redobrado quando se trata dos radiadores modernos dotados de aletas móveis, pois seu mecanismo de movimentação é bastante delicado.

Para dicas de cuidados com o radiador do carro, leia esse texto.

Aletas deformadas

No momento da limpeza do radiador do carro, caso as aletas estejam deformadas, a solução é desentortar pacientemente com uma lâmina.  Se a deformação atingir uma área muito grande ou for profunda, a recomendação é remover o componente e enviá-lo a um especialista.

Em veículos equipado com ar-condicionado, se o condensador estiver externamente obstruído ou com aletas danificadas, há prejuízos ao desempenho do ar-condicionado e redução do fluxo de ar sobre o radiador, prejudicando o desempenho.

Ainda tem dúvidas sobre a limpeza do radiador do carro? Deixa sua pergunta abaixo! Veja outras dicas como essa em nosso blog.

A Bompreço Auto Peças trabalha com as melhores marcas do mercado e condições especiais de pagamento. Confira nossa linha completa de produtos em nosso site.