Lubrificante de motor ou óleo lubrificante é o item responsável pela lubrificação deste componente do carro. Ele evita o aquecimento do motor e o atrito entre as peças, aumentando a durabilidade e diminuindo o consumo de combustível.

Importância de escolher e manter o lubrificante do motor com boa qualidade

Atualmente, existem diversos tipos de óleos lubrificantes disponíveis no mercado. São eles: óleo mineral, óleo vegetal e óleo animal, além de opções compostas, que são constituídas por dois componentes.

São inúmeras as funções e benefícios proporcionados pelo uso adequado do lubrificante de motor. Por isso, para o melhor desempenho do motor do veículo é fundamental manter o lubrificante com boa qualidade e utilizar somente o tipo indicado pelo fabricante.

Benefícios de manter o lubrificante do motor com boa qualidade

No manual do fabricante do veículo é possível verificar o tempo certo para realizar a troca do lubrificante de motor. Seguir essas instruções pode trazer muitos benefícios a longo prazo, além de manter o óleo lubrificante com boa qualidade.

Para entender a importância dessa manutenção, confira algumas funções básicas do lubrificante de motor e seus benefícios.

  • Refrigeração

O lubrificante tem a função de reduzir a temperatura do motor, evitando danos a várias peças importantes, como selos, juntas, radiadores e até mesmo o motor. Por isso, realizar a troca do óleo é mais rápido, econômico e evita maiores preocupações.

  • Redução de atrito

Realizar a troca regular do lubrificante de motor é muito importante para garantir o bom desempenho do veículo. Isso é importante porque a lubrificação adequada ajuda a reduzir o atrito entre as peças dentro do motor, garantindo maior durabilidade do componente.

  • Proteção contra Corrosão

O óleo lubrificante possui aditivos anticorrosivo e antidesgaste, o que evita a remoção de metais da turbina, protegendo contra corrosão.

  • Limpeza

O óleo lubrificante impede que sedimentos sejam depositados no fundo do tanque de óleo, evitando incrustações. Por isso, o óleo lubrificante deve ser mantido em boa qualidade para realizar a limpeza do motor e tirar toda a sujeira gerada pelo processo de combustão.

  • Vedação

O lubrificante de motor também atua como agente de vedação, protegendo contra a oxidação. Ele é responsável por impedir que o lubrificante vaze ou que algum componente externo entre no motor e contamine todo o sistema.

Agora que você já sabe os benefícios em manter o lubrificante de motor sempre com boa qualidade, consulte a nossa linha e confira nossas condições especiais. Aqui na Bompreço Auto Peças você encontra os melhores produtos para o seu carro!

Para mais dicas e cuidados com o lubrificante de motor, acesse aqui