Os equipamentos são um grande investimento para as oficinas e auto centers, afinal são necessários para a execução de todos os serviços prestados. Assim, é fundamental ficar atento à manutenção de equipamentos automotivos da oficina e ao seu uso correto para evitar prejuízos.

Pensando nisso, preparamos um pequeno guia com dicas e informações para a manutenção adequada dos aparelhos na sua empresa. Para saber mais, continue lendo.

Importância da manutenção de equipamentos automotivos da oficina

Os equipamentos utilizados em uma oficina mecânica precisam ser de boa qualidade e funcionar corretamente, garantindo a qualidade do serviço e a segurança do motorista. Esse cuidado é importante porque a satisfação do cliente é um aspecto fundamental para impactar positivamente na imagem da empresa.

Além disso, a manutenção de equipamentos automotivos da oficina é necessária para preservar a segurança e o bem estar dos colaboradores, reduzindo o risco de acidentes de trabalho.

Quando fazer a manutenção dos equipamentos?

No caso dos elevadores automotivos, a manutenção deve ser contínua e envolve:

  • Lubrificar com graxa: semanalmente;
  • Apertar parafusos e porcas: a cada três meses;
  • Esticar a corrente e a correia: pelo menos uma vez ao mês;
  • Substituir correias, rolamentos e porcas de nylon: sempre que necessário.

No entanto, cada equipamento possui uma manutenção específica. Por isso, é fundamental seguir as recomendações indicadas pelo fabricante do produto no manual.

Mais dicas para a manutenção dos equipamentos automotivos da oficina

  • Capacitação profissional

Invista na capacitação dos colaboradores para garantir que a equipe saiba usar os equipamentos corretamente, aumentando sua vida útil.

  • Limpeza dos equipamentos

Limpe as ferramentas, equipamentos e aparelhos com pano úmido e sabão neutro após finalizar o serviço. Assim você também garante a vida útil dos produtos.

  • Calendário de manutenção

Uma dica fundamental para a manutenção de equipamentos automotivos da oficina é criar um calendário com as datas ideais para as próximas manutenções.

Além disso, faça um relatório das aferições realizadas para criar um padrão de procedimento das verificações.

  • Organização das ferramentas e equipamentos

Tenha um lugar específico para guardar suas ferramentas, como as bancadas. Assim você garante que elas sejam visualizadas facilmente, facilitando o trabalho dos colaboradores e causando uma boa impressão aos clientes.

Quer saber mais sobre os cuidados e procedimentos realizados em oficinas mecânicas e auto centers? Continue acompanhando o blog da Bompreço Auto Peças. Além disso, fique de olho em nosso Facebook e no Instagram.