Os faróis são fundamentais para a segurança na condução do veículo, especialmente em áreas com pouca luminosidade e forte neblina. Além de prejudicar a visão do condutor do veiculo, a falha desse item prejudica também o alcance de visão dos outros motoristas. Por isso, é essencial fazer regularmente a manutenção do farol automotivo. Para mais informações, confira alguns cuidados e dicas básicas.

Manutenção do farol automotivo: dicas básicas

A manutenção do farol automotivo também é fundamental porque a legislação brasileira pune falhas relacionadas ao estado de conservação dos itens do sistema de iluminação e sinalização do carro.

Para saber como evitar problemas com os faróis e lanternas, confira nossas dicas:

  • Revisão periódica

Troque os faróis e lâmpadas a cada 50 mil quilômetros rodados ou a cada dez anos de uso. Além disso, faça a revisão técnica anualmente para checar a regulagem dos faróis.

  • Polimento periódico

As lentes de faróis são feitas, em sua maioria, de plástico policarbonato. Esse material possui excelente índice de transparência e resistência a impactos, mas escurece ao longo do tempo devido à exposição aos raios solares.

Para evitar esse processo, a recomendação é fazer um polimento especial nessas lentes, que clareiam e mantêm as lentes cristalinas por mais tempo.

  • Regulagem do farol

Ao longo do tempo, os faróis perdem a regulagem devido à vibração do funcionamento do carro e das irregularidades da pista. Por isso, outro cuidado importante na manutenção do farol automotivo é a regulagem desses itens.

Para checar se os faróis estão desregulados, estacione o carro em frente a uma parede lisa e ligue os faróis dianteiros. Se a luz estiver em linha reta, está tudo certo. Se não, você pode abrir o capô e procurar os parafusos de ajuste dos faróis, que ficam na retaguarda dessas peças.

Principais defeitos: saiba como a manutenção do farol automotivo pode ajudar

  • Farol baixo ou farol alto não acendem

Um problema comum corrigido pela manutenção do farol automotivo é o funcionamento inadequado desses itens. Normalmente, quando o farol baixo ou o farol alto não acendem o problema é uma lâmpada queimada.

Para solucionar o problema basta verificar no manual do proprietário qual a lâmpada correta para comprar e substituir e como é feita a troca.

  • Farol não desliga

Normalmente, esse problema revela uma falha no sistema elétrico. Caso tenha experiência em reparos no motor, é possível verificar essas conexões por conta própria. Se não, a recomendação é levar o carro a uma oficina de confiança.

  • Fusível do farol queimando constantemente

Se o fusível continuar queimando, a dica é desligar a luz, puxar o interruptor e verificar se o fusível queima. Se isso não acontecer, o problema não está na fiação.

Para evitar esse problema, além da manutenção do farol automotivo, é importante checar se a lâmpada foi comprada na potência certa, se não está defeituosa ou danificada. Também é ideal olhar as conexões com fio e procurar fiação exposta.

Quer saber mais sobre o mundo automotivo? Acompanhe nosso blog e Facebook! Aqui na Bompreço Auto Peças você encontra peças e produtos originais para seu carro: confira nosso site!