O filtro de combustível é essencial para manter o motor do carro com bom desempenho e evitar problemas mecânicos, pois protege o sistema de injeção contra partículas, água e outras impurezas que podem estar no tanque ou no combustível. Para evitar danos, preparamos um pequeno guia com informações sobre a manutenção do filtro de combustível.

Importância do filtro do combustível do carro

O filtro de combustível elimina resíduos sólidos e água, evitando que partículas e impurezas provoquem danos elevados na bomba de injeção de um automóvel.

O filtro também é importante para evitar que a malha do filtro da gasolina se estreite à medida que as impurezas se acumulam. Isso garante que não ocorra a diminuição da passagem do combustível e o aumento da emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.

Cuidados básicos com o filtro do combustível

  • A troca do filtro de combustível deve ser feita a cada 10 mil km ou de acordo com a data indicada pelo fabricante.
  • Dê preferência a produtos fabricados inteiramente em plástico de qualidade.
  • Faça a revisão preventiva do carro.

Manutenção do filtro de combustível: fique atento

É essencial ficar atento aos sinais que o carro apresenta, pois eles indicam quando é necessário fazer a manutenção do filtro de combustível.  Confira quais fatores necessitam da sua atenção:

  • Dificuldades no arranque do carro

Se perceber dificuldades de arrancar ou sentir falhas no motor ao ligar o carro, pode ser que a gasolina/gasóleo não esteja passando corretamente. Nesse caso, é preciso verificar se o filtro do combustível está sujo ou entupido e trocá-lo.

  • Marcha lenta ou irregular

Quando o carro circula em marcha lenta ou apresenta falhas na aceleração, pode ser sinal que o combustível não está alimentando corretamente o motor. Diante dessa situação, é obrigatório checar o estado do filtro do combustível para evitar maiores problemas.

  • Ferrugem

A ferrugem pode provocar danos irreparáveis ao sistema de injeção do carro, por isso é essencial incluir a checagem desse problema na manutenção do filtro de combustível e trocar o componente antes que a situação se agrave.

Para evitar ferrugem, é indicado sempre encher o depósito do carro, pois ao encher o conta-gotas parte do depósito não é utilizado e possibilita enferrujar mais facilmente.

  • Combustível

Não misture gasóleo com gasolina ou utilize gasolina suja, pois isso causa grandes estragos no sistema de injeção e no motor. Por isso, se o carro se movimentar à gasolina a dica é utilizar esse combustível, sem chumbo ou com índice de octanas baixo, para minimizar as incrustações na câmara de combustão.

Se você percebeu algum desses sinais em seu carro, é recomendável fazer a manutenção do filtro de combustível e, se necessário, trocar este item. Para manter o bom funcionamento do seu carro, conte com a qualidade das peças originais da Bompreço Auto Peças e acompanhe nosso blog para saber mais sobre novidades e informações do mundo automotivo.