A manutenção preventiva é fundamental para que o veículo esteja sempre em bom estado e não sofra com problemas no decorrer dos anos. Para te ajudar a adotar os cuidados necessários, tratamos abaixo da importância dessa manutenção e listamos os itens que precisam ser revisados na manutenção preventiva do carro. Confira!

O que é a manutenção preventiva do carro?

A manutenção preventiva tem o objetivo de reparar problemas e falhas antes deles efetivamente acontecerem. Isso contribui para o aumento da vida útil do carro, redução de custos e aumento da eficiência da manutenção.

Isso significa que a manutenção preventiva do carro é fundamental para tratar o desgaste natural das peças e garantir a segurança do motorista e demais ocupantes.

Itens que devem ser revisados na manutenção preventiva de carros

  • Calibragem e alinhamento dos pneus

É importante verificar a calibragem e a pressão dos pneus ao menos duas vezes por mês, ajustando quando necessário. Além disso, também é recomendado fazer o alinhamento e balanceamento de acordo com o prazo indicado pelo fabricante.

Para saber quando e como fazer o rodízio dos pneus, confira esse texto.

  • Suspensão

Um dos itens mais importantes na manutenção preventiva do carro é a revisão do sistema de suspensão. Esse cuidado é essencial quando os pneus estão desgastados ou depois de sofrerem impactos fortes com buracos, pedras ou guias.

Para manter o conforto e a dirigibilidade, é recomendado fazer a inspeção de batentes, amortecedores, coxins, buchas, bieletas, braços axiais, bandejas, pivôs, molas e terminais.

  • Fluido de freios

O fluido de freio está ligado diretamente à segurança do veículo e para funcionar corretamente deve estar presente na transmissão de toda a força exercida no pedal de freio aos pistões de cilindros da roda.

Quando o pedal de freio abaixa mais que o normal e a frenagem não é mais tão eficiente, é recomendado revisar todos os discos de freio, pastilhas, discos, lonas, cilindros, tambores etc.

  • Troca de óleo

Outro item fundamental na manutenção preventiva do carro é a troca de óleo. O óleo e o filtro de óleo devem ser trocados de acordo com as especificações da montadora e a verificação do nível deve ser feita constantemente.

Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog e fique de olho em nosso Facebook.