O sistema de transmissão é responsável pela transmissão de força, rotação e torque do motor até as rodas. Todo esse processo é realizado graças a diversos componentes que realizam um minucioso processo mecânico de transmissão. A força é gerada pelo motor e deve ser suficiente para fazer com que todos os sistemas funcionem em harmonia.

As transmissões de força podem ocorrer nas quatro rodas ou em apenas um eixo. A transmissão mais comum é a manual realizada pelo motorista na hora de trocar a marcha, mas no veículo também existem outras transmissões automáticas.

Funcionamento do sistema de transmissão:

Embreagem

A embreagem é formada pelo primeiro conjunto de componentes deste sistema. É acionada pelo motorista no momento de trocar de marcha através do pedal de embreagem que está dentro do veículo. Um cabo ou circuito hidráulico transmite o movimento do pedal até a embreagem.

O eixo primário é um componente que possui muitas engrenagens de tamanhos diferentes relacionadas ao eixo secundário, que determina a relação de saída para o diferencial. A rotação e força do motor são transmitidas para o primário no momento em que a embreagem estiver acoplada. Esta relação é estabelecida no momento de acionamento do pedal.

O próximo componente, conhecido como diferencial, é o responsável de diferenciar a rotação de saída para os lados. Caso o motor do veículo esteja localizado na parte dianteira e a transmissão estiver na traseira, a rotação e força são transmitidas para o diferencia por um componente chamado cardã.

Agora o processo de funcionamento do sistema de transmissão está quase no terminando. As saídas do diferencial serão transmitidas até as rodas do veículo com a utilização dos semi-eixos, que necessitam trabalhar com a suspensão e direção. Quando este processo termina, a rotação e torque chegam às rodas, possibilitando a movimentação do veículo.

Precisa de peças para o sistema de transmissão automotiva? Contate com a Bompreço e solicite agora mesmo um orçamento online. Fique de olho no nosso blog, toda semana tem novidade sobre o mundo automotivo.