Não é fácil fazer clientes e empregadores reconhecerem o valor do seu serviço enquanto mecânico. Mas não é impossível. Com um pouco de esforço e com as estratégias certas, você não apenas fará seu valor profissional ser percebido naturalmente, como também irá ganhar mais com seus serviços. Continue a leitura e entenda!

Muitos mecânicos automotivos estão insatisfeitos com o que recebem pelo serviço que fazem. A desvalorização da profissão é um dos principais problemas que afetam esses profissionais — que querem ser mais reconhecidos (financeiramente) pelo trabalho duro que executam.Como resultado, muitos mecânicos ficam desanimados com a profissão, mesmo que tenham grande amor por ela.

Todavia, o que poucos sabem é que, com a estratégia certa, é possível alavancar a carreira para ganhar mais reconhecimento e, consequentemente, melhores salários.

Neste texto, vamos descrever 3 dicas para ganhar mais pelo seu serviço. Portanto, jogue o desânimo para o lado, continue a leitura e veja como as dicas que vão fazer você evoluir como profissional.

1. Faça parcerias com autopeças

Se você quer aumento imediato no seu rendimento financeiro, você deve reduzir alguns custos. O primeiro passo para você é firmar parcerias, pois essa é a melhor forma de você obter descontos que algumas fornecedoras só oferecem para quem é parceiro.

No mercado automotivo, fazer parcerias com autopeças não só dá desconto em peças, como também permite que você ofereça ao seu cliente um prazo real de quando o problema dele será resolvido. Por isso, é importante encontrar a empresa certa para fazer parceria.

Em geral, seu parceiro fornecedor de autopeças deve ter as seguintes características:

Ter um estoque grande e muito variado – assim você sempre vai ter à pronta entrega recursos para resolver qualquer tipo de problema
Ser rápido na entrega – assim, você atende às urgências do cliente
Oferecer descontos exclusivos e atraentes – assim, você tem uma margem de lucro maior.

Aqui na Bompreço, por exemplo, oferecemos alguns benefícios para nossos amigos mecânicos. A Bompreço, as oficinas e até os mecânicos autônomos têm o mesmo objetivo, que é resolver os problemas nos automóveis dos clientes. Ao atuar em conjunto com esses profissionais. a Bompreço assegura que esses clientes tenham acesso aos melhores produtos e serviços.

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2. Faça o cliente ou empregador perceber o seu valor

Nunca diga que você é o melhor em algo. Deixe que as pessoas percebam isso por você.

Quanto mais conhecimento você possui, mais fácil fica fazer as pessoas perceberem o quanto você é capaz de resolver problemas.

Então vai a pergunta: quantos cursos de aperfeiçoamento você fez ou faz?

É importante que você saiba que a sua capacidade de resolver problemas é proporcional ao conhecimento que você acumula e às técnicas que você domina.

Portanto, pare um tempo e faça essa análise.

Liste tudo que você sabe e aquilo que você gostaria de aprender. Depois disso, vá atrás de conteúdo que ensine você.

Para quem não tem um dinheirinho sobrando, a opção é procurar por conteúdos gratuitos na internet, onde há muitos vídeos instrutivos.

Mas, não deixe de procurar por conteúdos textuais também. Às vezes, eles são um aprofundamento para informações que você recebe em outros meios.

E não se esqueça de assinar newsletters e acompanhar postagens dos blogs especializados no ramo de automotivo. Assim, você nem precisa fazer esforço para receber conteúdo de qualidade sobre seus interesses.

Por fim, vale dizer que. quando você conhece muito, você resolve mais problemas com mais facilidade. Consequentemente, o seu cliente e empregador notam suas qualidades. Assim, cobrar o preço justo pelo seu serviço não será um problema para você.

3. Faça uma análise do seu perfil profissional

Digamos que uma pessoa tenha um problema no carro. Ela procura um mecânico na internet ou por indicação e encontra você. Ela não conhece seu trabalho, mas está disposta a arriscar. Você pega o serviço e resolve o problema do carro. Depois disso, essa pessoa nunca mais volta procurar você. E aí, o que aconteceu?

Até pode ser difícil de identificar o motivo de um cliente nunca mais ter voltado a procurá-lo. Às vezes, não tem nada a ver com você. Mas, se tiver, saiba que você pode sempre se preparar para atender às expectativas que todo cliente possui, e incentivá-lo a sempre procurar você em casos de problemas no carro.

Então vai aqui uma última pergunta:

O que você oferece aos clientes para que eles voltem a procurar você?

É necessário analisar o que entregamos de fato para o cliente além de uma solução para o problema no seu carro.

Pergunte-se: como anda seu atendimento? Você demora muito para entregar um trabalho? Você sabe exatamente o preço de um determinado serviço? Seus orçamentos são realistas?

As respostas para essas perguntas devem ser naturais para você. Se não são, é importante que você leia o e-book “Qual o perfil de um bom mecânico”, onde a Bompreço reuniu as características decisivas que definem um mecânico de sucesso.

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Agora que tal contar para nós um pouco da sua experiência? Talvez você tenha informações que nos ajudem a entender ainda mais o que faz o sucesso de um mecânico. Comente! Estamos animados para ouvir suas respostas.