A Qoros, marca premium do grupo Chery, levou ao Salão de Guangzhou 2016 o primeiro protótipo do motor sem comando de válvulas. O modelo apresentado é o motor 1.6 Qamfree, com turbo e atuadores eletro-hidro-pneumáticos abrindo e fechando suas 16 válvulas.

Essa novidade sinaliza que num futuro não tão distante os motores deixarão de ter comando de válvulas, apresentando uma nova realidade aos motoristas. Para entender essa tendência, confira o texto abaixo.

CARACTERÍSTICAS DO MOTOR

  • Motor convencional

No motor convencional, a árvore de comando abre as válvulas e permite que elas se fechem sob ação de mola. O acionamento pode ser feito pela engrenagem, pela corrente ou pela correia dentada e a abertura é feita pelo comando variável, que altera o momento para aumentar o rendimento do motor.

  • Motor sem comando de válvulas

No sistema apresentado pela Qoros, cada válvula recebe um atuador eletro-hidro-pneumático que é acionado de forma independente e a retração é feita por molas ou pressão do ar. Dessa forma, o motor não depende da rotação do comando e podem ser estabelecidas diferentes variações na abertura e fechamento das válvulas.

Além disso, esse motor sem comando de válvulas fica sujeito a menos esforço, pois não tem a função de mover um ou dois comandos de válvula e seus agregados, e evita ainda o atrito e a perda de potência com os componentes móveis.

O MOTOR SEM COMANDO DE VÁLVULAS DA QOROS

O protótipo apresentado em Guangzhou tem 1,6 litro e consegue gerar 230 cv e 32,6 mkgf de torque. Segundo a Qoros, isso significa que o motor entrega 47% mais potência e 45% mais torque que um motor 1.6 convencional.

VANTAGENS DO MOTOR SEM COMANDO DE VÁLVULAS

  • Eliminação das árvores de cames;
  • Acionamento dos atuadores com pulsos elétricos enviados pela ECU (controle eletrônico dos atuadores);
  • Funcionamento eletrônico;
  • Uso de atuadores eletropneumáticos;
  • Sincronização por sensor que mede a velocidade e posição do virabrequim, bastando programar a ECU para enviar aos atuadores o sinal elétrico de abertura das válvulas;
  • Atuadores independentes e uso de programação eletrônica para determinar variação de tempo, duração de abertura e levante da válvula.

A promessa é que o sistema de motor sem comando de válvulas traga mais potência, torque e diminua o consumo combustível pelo melhor controle da alimentação do motor. Além disso, outra vantagem seria o cabeçote 50% mais compacto e 30% mais leve, o que seria consequência da ausência de polias e correias de sincronização.

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