O que é a embreagem

Embreagem é nome dado para a parte responsável por desligar o motor das rodas motrizes no momento em que há um arranque ou mudança de velocidade. Possibilitando que o motor alcance as rotações necessárias para deslocar o veículo.

Componentes da embreagem

A embreagem é composta por várias peças, sendo as principais: disco de embreagem, platô, parafusos de retenção, aros de mola, diafragma, tampa, rolamento e garfo. O ato de “desembrear” faz com que três partes do sistema sejam separadas: volante do motor, disco e platô.

Embreagem eletrônica:

A embreagem eletrônica é um sistema que está equipado com platô, mas que não possui pedal de embreagem, oferecendo mais conforto ao motorista, principalmente aqueles que transitam em áreas mais congestionadas e tem que trocar de marcha com frequência.

O funcionamento ocorre devido aos sensores instalados em pontos estratégicos do veículo, transmitindo informações para o módulo eletrônico, que por sua vez envia informações ao atuador, resultado no acionamento da embreagem.

Um problema comum do sistema de embreagem é acontecer o desgaste do material de atrito do disco. Se isso acontecer, a embreagem patinará e não vai funcionar de forma eficiente, deixando de transmitir a força do motor para as rodas. Se o desgaste for no rolamento o condutor notará um ruído toda vez que acionar o pedal.

Agora você já sabe o básico sobre o sistema de embreagem do veículo. Precisou de peças? Contate a Bompreço Auto Peças através do site ou ligue 62 3507-6000