O pisca-alerta é um item obrigatório e fundamental para melhorar a segurança do motorista e dos passageiros em situações de emergência. No entanto, ele não deve ser usado em outros momentos, como neblina, chuva ou o carro em movimento.

É comum vermos pelas ruas veículos estacionados em locais proibidos ou mesmo em fila dupla com o pisca-alerta ligado. Esta cena se tornou tão comum que algumas pessoas podem pensar que tal prática além de ser rotineira não representa qualquer infração de trânsito, afinal de contas, o costume sempre será a desculpa de que a “parada do veículo é rapidinha”.

Resumindo, o uso do pisca-alerta utilizado para indicar rápidas paradas ou estacionamento por si só não cria uma vaga em fila dupla. Ao contrário, atrapalha a circulação e consiste em infração média de trânsito.

Quando não usar o pisca-alerta

1. Com o carro em movimento (o motorista de trás vai pensar que você está parado, não reduz e aumenta o risco de colisão traseira)
2. Quando estiver em movimento com cerração ou neblina (o motorista de trás vai pensar que você está parado, não reduz e aumenta o risco de colisão traseira)

Quando usar o pisca-alerta

1. Ao parar no acostamento de rodovias (isto é obrigatório)
2. Quando o carro morrer no meio da rua (é uma situação de emergência e evita acidentes)
3. Se o carro apresentar defeito: nesse caso, usar pisca-alerta + triângulo (é obrigatório)
4. Quando o trânsito estiver lento por causa de um acidente (serve para avisar os motoristas de trás)
Usar pisca-alerta sem motivo, ainda mais buzinando em comemorações dá multa, condutores. Fique atento.