Entre os problemas causados por pneus calibrados incorretamente estão a redução da vida útil do produto e aumento do consumo de combustível do veículo. Porém, mais do que os prejuízos financeiros, é importante considerar os riscos que o motorista corre com os pneus calibrados incorretamente.

Pensando nisso, trouxemos uma lista dos problemas mais comuns e quais os perigos que o motorista enfrenta quando enche os pneus de forma errada.

Confira os riscos de andar com pneus calibrados incorretamente:

PROBLEMAS CAUSADOS PELA FALTA DE PRESSÃO

  • Aquaplanagem

Os pneus têm ligação direta com a dinâmica do carro e, por isso, qualquer variação na pressão pode afetar o comportamento do veículo. Quando o pneu não está calibrado adequadamente, a área de contato com o solo aumenta e ele empurra a água para frente ao entrar em um piso molhado. Essa situação acumula mais água e se transforma no cenário ideal para a aquaplanagem.

  • Danos

A pressão baixa faz com que os pneus fiquem mais sensíveis a danos por impacto, como acontece na queda em buraco ou choque contra o meio fio. Quando isso ocorre, surge uma bolha na lateral que, se estourar, estraga o pneu.

  • Pneu sair da roda

A calibragem incorreta pode levar o motorista a esse problema. Essa situação, que recebe o nome de “detalonamento”, não acontece com frequência e é resultado de diversos fatores, como a pressão baixa dos pneus, veículo muito pesado e uma curva bastante fechada.

  • Capotamento de SUV

O centro de gravidades dos SUVs é mais alto do que o de veículos baixos, como sedãs e hatches, além de terem pneus maiores, com paredes grandes na lateral. Com os pneus calibrados incorretamente, as laterais baixam e a área de contato do pneu aumenta, impedindo que o veículo jogue a traseira durante a curva e possibilitando o capotamento.

PROBLEMAS CAUSADOS PELO EXCESSO DE PRESSÃO

  • Perda de estabilidade no eixo traseiro da picape

A calibragem de picapes exige alguns cuidados. Ao carregar o veículo, é necessário aumentar a pressão dos pneus, mas ao esvaziá-la a pressão deve ser reduzida ao valor indicado pela montadora. Essa dica é importante porque quando o pneu fica rígido, a tendência é quicar mais, gerando instabilidade no eixo traseiro e podendo causar perda de controle.

  • Performance de frenagem

A lateral do pneu é a parte que carrega a maior carga do veículo. Por isso, quando há excesso de pressão na calibragem, a lateral levanta muito e a área de contato do pneu com o solo diminui, aumentando o espaço de frenagem do veículo e reduzindo sua eficácia.

Agora que você sabe um pouco mais sobre os riscos de manter os pneus calibrados incorretamente, é importante ficar atento a cuidados básicos: encha os pneus toda semana de acordo com a pressão indicada pela montadora, faça a calibragem apenas quando os pneus estiverem frios e, caso perceba algum problema, entre em contato com seu mecânico de confiança e compre suas peças na Bompreço Auto Peças.