Manter a pressão correta dos pneus está entre os cuidados básicos que o motorista deve ter com o carro, pois manter o pneu calibrado pode evitar diversos problemas. Saiba por que é importante manter a pressão adequada, quando e como calibrar os pneus e como descobrir a calibragem ideal.

Por que calibrar o pneu periodicamente?

Manter o pneu calibrado é essencial para evitar o gasto de pneu e de combustível, diminuindo os acidentes e evitando gastos.

Entre os prejuízos gerados estão o maior esforço dos componentes do sistema de direção e o maior consumo de combustível. Outro aspecto que merece atenção dos motoristas é que o pneu fica mais macio e isso prejudica a estabilidade do carro, tornando-o vulnerável aos buracos e obstáculos.

A alta pressão nos pneus provoca também o desgaste precoce das laterais da banda de rolagem e do “ombro” do pneu, reduzindo a durabilidade e deixando o pneu suscetível a cortes e pancadas. Além desses aspectos, o pneu descalibrado transmite a vibração das irregularidades do solo com grande intensidade, diminuindo o conforto do motorista.

Como e quando calibrar os pneus?

Para manter o pneu calibrado, é preciso saber o calibre adequado ao tipo de pneu do carro, que são dois, basicamente: um para rodar na cidade e outro para rodar na estrada.

Para calibrar o pneu, basta digitar o calibre correto no visor da bomba de ar, retirar a tampa da válvula do pneu, encaixar a mangueira e esperar o aparelho apitar.

A calibragem deve ser feita quando os pneus estiverem frios, pois a rodagem aumenta a temperatura e a pressão e torna as partículas de ar mais estáveis. É essencial seguir essa dica para garantir uma calibragem mais eficaz, afinal nessas condições as oscilações são pequenas.

Qual a calibragem ideal do pneu?

Para saber a pressão adequada para manter o pneu calibrado, é possível consultar o manual do proprietário ou procurar um adesivo com a indicação da pressão correta dos pneus em pontos estratégicos do veículo.

Anote algumas dicas:

  • Os adesivos que informam a calibragem adequada podem ser encontrados na tampa do reservatório de combustível e na lateral interna da porta.
  • Algumas etiquetas de calibragem especificam a marca e o modelo do pneu original do veículo, ajudando a manter informações de medida, índice de peso e velocidade.
  • A leitura da calibragem deve ser feita da seguinte forma:

                                2.1/30

2.1 – calibragem em BAR, que é o sistema mais comum na Europa.

30 – calibragem em PSI, que é o sistema predominante no Brasil e equivale a 2.1.

Manter o pneu calibrado é uma das medidas mais importantes de revisão preventiva. Portanto, lembre-se de calibrar os pneus uma vez por semana ou a cada quinze dias, inclusive o estepe, e compre suas peças na Bompreço Auto Peças.