O aumento do PIS/Cofins chegou também às bombas de combustível, gerando preocupação entre a população. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a reduzir o consumo de combustível e economizar ao abastecer o carro.

Dicas para reduzir o consumo de combustível

  • Aceleração

Evite acelerações bruscas para reduzir o consumo de combustível. A dica é acelerar sempre de forma progressiva.

  • Frenagem

Na hora de parar o carro, tire o pé do acelerador com antecedência para que o motor se encarregue de diminuir a velocidade do carro.

  • Computador de bordo

Caso seu carro tenha computador de bordo, configure o sistema para mostrar o consumo de combustível e fique atento aos números que demonstram maior economia.

  • Câmbio

Faça as trocas de marcha na rotação adequada e evite que o ponteiro chegue perto da rotação de potência máxima. Outra dica para reduzir o consumo de combustível é usar a sexta marcha em rodovias.

Se seu carro foi mais moderno, use o indicador do momento mais econômico da troca de marcha quando quiser gastar pouco combustível.

  • Ar-condicionado

O uso do ar-condicionado é especialmente recomendado na estrada, pois não exigem muito do motor e a aerodinâmica fica melhor quando as janelas estão fechadas, diminuindo o consumo.

  • Peso no carro

Andar com o carro cheio contribui para aumentar o gasto de combustível, pois o motor precisa fazer mais força para colocar o veículo em movimento. Por isso, carregue apenas o necessário, evitando guardar malas e outros objetos pesados.

  • Calibragem

Pneus murchos geram mais atrito com a via, influenciando no rendimento do carro. Por isso, para reduzir o consumo de combustível a recomendação é manter os pneus em boas condições.

  • Alinhamento e balanceamento

O alinhamento faz com que os pneus se desgastem menos e o balanceamento evita trepidações ao rodar. Além disso, essas duas práticas previnem o aumento do atrito entre os pneus e o solo, otimizando o desempenho.

  • Revisão e manutenção

Faça todas as revisões e manutenções preventivas para evitar que o motor consuma mais combustível do que o necessário. Uma boa dica é verificar regularmente o motor e ficar atento às trocas de filtros de ar, de óleo e de combustível, além da substituição das velas.

Você tem mais algum hábito que ajuda a reduzir o consumo de combustível? Compartilhe com a gente! Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, continue acompanhando o blog da Bompreço Auto Peças e siga nosso perfil no Facebook e no Instagram.