Manter a tintura da lataria bem conservada é essencial para que o carro fique novo por mais tempo, além de garantir melhor valor na hora da venda. Para te ajudar, selecionamos alguns cuidados para evitar práticas que danificam a pintura do carro e dicas de como mantê-la impecável.

Práticas que danificam a pintura do carro: saiba o que evitar

  • Combustíveis

Uma das práticas que danificam a pintura do carro é abastecer e não verificar se houve respingo de gasolina, diesel ou etanol. Caso isso aconteça, é recomendado remover a substância imediatamente com água e sabão neutro. Se perceber isso tarde demais, leve o veículo à funilaria para fazer polimento especializado para remoção.

  • Cocô de passarinho

Fezes de pássaros são corrosivas e podem manchar a pintura do carro. Por isso, evite estacionar embaixo de árvores e, caso aconteça, remova o quanto antes, utilizando apenas pano de microfibra e água.

  • Chuva ácida

Os gases e partículas presentes na atmosfera podem atacar a pintura do automóvel, principalmente em grandes cidades. Como não há uma maneira de identificar a ocorrência da chuva ácida, a dica é lavar o carro com água ao chegar em casa após ter enfrentado uma chuva e prevenir os danos à pintura mantendo o carro sempre encerrado.

  • Chuva de granizo

As pedrinhas de gelo podem danificar a pintura do carro, além de ter risco de infiltração da água, o que enferruja a lataria. Por isso, caso enfrente uma chuva de granizo, a dica é procurar um profissional e fazer o reparo.

  • Maresia

Motoristas de cidades litorâneas devem tomar ainda mais cuidado com a pintura do carro, pois se o veículo apresentar amassados, arranhões ou algum outro dano que deixe a superfície metálica exposta, a maresia pode criar corrosões.

  • Áreas de pintura e construção

Entre as práticas que danificam a pintura do carro vale destacar a exposição do automóvel a áreas que estão sendo pintadas, pois os pingos de tinta podem sedimentar sobre a pintura. Caso seu carro seja atingido, a dica é borrifar um pouco de água com detergente no local e passar a pasta abrasiva da 3M delicadamente, promovendo a descontaminação da pintura.

Em áreas de construção, o cuidado deve ser com a poeira e o cimento, que podem danificar a pintura do carro. Para remover esses sedimentos, basta molhar bastante o carro com água, evitando riscos.

  • Resíduo de asfalto

É bastante comum que resquícios de material asfáltico grudem sobre a pintura do carro, especialmente quando há reparos recentes na via. Para remover o piche, é recomendado encharcar o pano com produtos a base de solvente, como querosene, e deixar a substância agir um pouco para amolecer. Depois disso, é ideal lavar o veículo com água e sabão neutro.

  • Capa de proteção sem ventilação

Manusear capas de proteção incorretamente é umas das práticas que danificam a pintura do carro. Por isso, é essencial estar atento à sua limpeza para não provocar arranhões, além de preferir capas que possuam ventilação e evitem o acúmulo de umidade.

 

Fique por dentro das notícias do mundo automotivo com o blog da Bompreço Auto Peças e siga nossos perfil no Facebook.