Sempre falamos sobre a importância de manter as revisões em dia para garantir o correto funcionamento do carro e a segurança do condutor e passageiros. Pensando nisso, hoje listamos alguns hábitos que diminuem a vida útil dos pneus e explicamos a importância de evitá-los para manter o desempenho e qualidade do componente. Para saber mais, continue lendo!

Hábitos que reduzem a vida útil dos pneus

Confira alguns vícios que os motoristas costumam cometer e entenda as consequências dessas práticas para a vida útil dos pneus.

  • Acelerar e frear bruscamente

Essas práticas desgastam prematuramente a banda de rodagem, diminuindo a duração dos pneus. Dessa forma, a dica é acelerar e frear de forma sutil e evitar girar o volante com o carro parado.

  • Dirigir sempre em alta velocidade

O superaquecimento acelera o desgaste e reduz a vida útil dos pneus, fazendo com que a troca do jogo tenha que ser feita prematuramente.

  • Passar por desníveis

Subir e descer desníveis, como calçadas, é um hábito que diminui a vida útil dos pneus, pois deforma a estrutura do pneu.

  • Não calibrar os pneus regularmente

Pneus cheios demais desgastam prematuramente a parte central, ficando mais suscetíveis a impactos e pneus murchos desgastam primeiro as bordas e o ombro. Para evitar esse problema, a dica é calibrar os quatro pneus a cada 15 dias, seguindo a pressão recomendada pelo fabricante.

  • Não alinhar o carro

Uma boa dica para aumentar a vida útil dos pneus e evitar o desgaste prematuro e irregular é fazer o alinhamento a cada 10 mil quilômetros, quando notar o volante puxando ou sempre que trocar os pneus.

  • Não fazer o rodízio de pneus

Para evitar o desgaste irregular da borracha, é necessário alterar a posição dos pneus entre os eixos dianteiro e traseiro a cada 5.000 km (para pneus diagonais) ou 8.000 quilômetros (para pneus radiais).

A recomendação é verificar o prazo e a ordem do rodízio de cada modelo no manual do veículo.

Confira mais dicas para prolongar a vida útil dos pneus aqui e acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças para mais novidades e informações sobre o mundo automotivo.