A Bompreço Auto Peças sempre reforça a importância de fazer revisões periódicas para prolongar a duração das peças do carro, além de permitir identificar problemas comuns nos carros que podem virar um grande problema. Confira alguns sintomas que merecem atenção e podem evitar grandes gastos com o carro.

COIFA DA HOMOCINÉTICA

Homocinética é o eixo articulado que leva rotação do motor à roda e a coifa da homocinética é uma pequena sanfona de borracha que fica atrás da roda e mantém essa peça com graxa, evitando a penetração de impurezas, como terra e areia.

Caso você não perceba que a coifa rasgou, poderá ouvir um forte barulho na roda toda vez que fizer uma curva. Se for este o caso, o custo que seria de aproximadamente R$30,00 pelo kit de borracha e graxa, se transformará em um gasto de mais de R$ 1 mil em uma nova homocinética.

VAZAMENTO DE ÓLEO DA DIREÇÃO HIDRÁULICA

Entre os problemas comuns nos carros, destaca-se o vazamento de óleo da direção hidráulica, que são pequenos e não formam poças embaixo do carro. O reparo em uma conexão de mangueira custa, em média, R$ 150,00, porém caso a caixa ou a bomba estejam danificadas por funcionar sem óleo e seja necessário substituir uma dessas peças o gasto pode chegar a R$ 2 mil.

MANGUEIRA DO RADIADOR INCHADA

A pequena mangueira que fica na entrada do radiador é o termômetro da válvula termostática e quando ela incha a válvula termostática não deixa a água passar para o radiador. Dessa forma, passa apenas vapor sob pressão, o que acaba deformando a mangueira. A troca da mangueira e da válvula termostática custa cerca de R$ 250,00, no entanto se chegar ao ponto de empenar o cabeçote o custo pode ser de R$ 1.500,00.

MOTOR FUNCIONANDO COM UM CILINDRO A MENOS

Este problema é muito comum e pode ser consequência de uma vela ou cabo de vela queimados. O motor perde potência e o som fica parecido com o de uma motocicleta, fazendo com que o combustível injetado no cilindro queime no coletor de escape, superaquecendo e derretendo o catalisador. Nesse caso, um jogo de velas de aproximadamente R$ 80 pode estragar um catalisador de R$ 900.

COXIM DO MOTOR QUEBRADO

De acordo com o modelo, a sustentação do motor tem de 3 a 4 coxins. Se um deles quebra, o motor fica um pouco mais solto e sobrecarrega os demais coxins. O indicado é trocar rapidamente o coxim, especialmente se costuma dar “arrancadas”, pois isso pode quebrar os demais.

Não se esqueça! As revisões preventivas são a medida mais importante para encontrar problemas comuns nos carros e resolvê-los rapidamente. Confira também as vantagens dessa prática e acerte na escolha da oficina mecânica.

* Os valores das peças e dos reparos citados representam uma média e podem variar de um carro para outro.