A importância do amortecedor

O amortecedor é um componente muito importante para garantir estabilidade, controlando o movimento das molas e mantendo a aderência do pneu. É um dos elementos que compõem o chamado “triangulo da segurança”. Juntamente com os freios e pneus, seu funcionamento correto pode garantir a maior segurança do veículo.

Quando trocar o amortecedor

A revisão preventiva deve ser realizada a cada 10mil km, já a troca do amortecedor deve ser realizada a cada 40mil km rodados. É importante destacar que este número é uma estimativa, já que o tempo ideal pode depender de fatores externos, como por exemplo, o tipo da estrada, se é desnivelada ou não.

Se apenas um amortecedor apresentar defeito, é importantíssimo realizar a troca de todos do mesmo eixo, para que a suspensão continue equilibrada. Evite o uso de peças recondicionadas, além de durarem menos, podem colocar em risco a segurança de todos. Procure peças originais e de qualidade comprovada.

DICA BOM PREÇO:

Ao andar por estradas com desnível muito grande de solo, procure trafegar com a velocidade reduzida para diminuir a trepidação.

Amortecedores estragados podem danificar outras peças, como estabilizadores, pivôs e caixa de direção. Na parte da segurança, além de aumentar consideravelmente o risco de aquaplanagem, ele compromete a estabilidade do carro e facilita a perda de controle em curvas mais fechadas. Tá vendo só porque é tão importante trocar o amortecedor na hora certa?

Preste bastante atenção no desempenho do veículo, se há oscilações na estabilidade e também a presença de ruídos e vazamento de óleo. Caso o veículo demonstre algum sinal de defeito no sistema de amortecimento, não espera a quilometragem recomendada, faça uma revisão imediatamente.

Essas foram as dicas Bompreço Auto Peças para você trocar o amortecedor na hora certa e garantir a segurança no trânsito. Fique de olho no blog que toda semana tem mais dicas para você. Conheça nosso site.