É por isso que, com base em muitas questões que sempre aparecem para a gente, resolvemos listar e responder as dúvidas mais frequentes sobre pneus.

E não deixe de conferir também o artigo que preparamos com dicas de como escolher o pneu certo para o carro clicando aqui.

Como saber a data de validade do pneu?

Para saber se o pneu está dentro da faixa etária que você busca, é necessário ler o código DOT que vem estampado nele. É por ali que você descobrirá a data de fabricação do seu pneu. Geralmente, pneus têm uma data de validade de 5 anos a partir da fabricação, aproximadamente.

O código costuma vir com as letras DOT (Department of Transportation), em maiúsculo, seguidas por duas letras, que representam a fábrica onde o pneu foi produzido. Depois disso, encontram-se três ou quatro números que representam o ano em que foi produzido.

Pneus produzidos depois do ano 2000 têm um código de 4 números, por exemplo. Os dois primeiros indicam a semana, dentre as 52 que existem no ano, enquanto os dois últimos são o ano.

O número 2617 indica que o pneu foi produzido na 26ª semana de 2017, por exemplo.

O que é o Treadwear indicado na lateral do pneu?

O índice Treadwear informa qual a resistência ao desgaste de um pneu quando comparado a outros. A avaliação é realizada através de uma comparação onde se percebe qual a taxa com que esse pneu perde borracha quando testado sob determinadas condições.

O valor do índice pode variar entre 60 e 620, tendo 100 como o valor de referência. Um pneu com taxa 300 tem um desgaste três vezes menor que um pneu com 100 de nota, por exemplo.

Mas é claro que isso só se refere ao material do pneu. Para obter o melhor desempenho possível de um pneu, é essencial que a calibragem e o balanceamento estejam em dia. Caso você queira conhecer a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem, confira o artigo que preparamos clicando aqui.

Quais as diferenças de desempenho entre um pneu simétrico e um assimétrico?

No Brasil, é comum encontrarmos 3 tipos diferentes de bandas de rodagens: simétricos, assimétricos e direcionais. Os dois primeiros costumam despertar curiosidade entre os usuários sobre suas diferenças.

Os pneus simétricos são os que possuem o desenho mais popular, mas não é fácil identificá-lo. O pneu deve possuir em sua lateral uma informação que indique o lado específico da rotação. Ele é recomendado para motoristas que trafegam em pistas secas, onde a temperatura é mais elevada.

Apresenta como vantagens um ruído baixo, maior durabilidade, valor mais acessível e mais opções de rodízio. Sua maior desvantagem é o menor desempenho, principalmente em pista molhada.

Os pneus assimétricos são o modelo mais recente do mercado e apresentam a palavra “outside/inside, exterior/interior ou extérieur/intériur” na lateral. Ele possui maior contato com o solo e modelos esportivos já apresentam este modelo de fábrica.

Dentre suas vantagens, destacam-se o baixo ruído, o maior desempenho em curvas e pistas molhadas e possui uma borda externa mais larga que suporta mais peso. Apresenta como desvantagem uma única opção de rodízio e valor mais elevado.

Para diferenciá-los, além de observar as informações laterais, você também pode desenhar uma linha imaginária no meio da banda de rodagem. Caso o pneu seja simétrico, o desenho será igual nos dois lados da linha imaginária, mas se for assimétrico, o desenho não será igual.

Como ler a medida de um pneu?

As medidas de pneus são apresentadas na lateral e costumam indicar largura, perfil e aro. A leitura de uma dimensão 305/70 R16, por exemplo, é:

305 : largura do pneu

70: significa que a altura da parede do pneu é 70% da largura, ou seja, algo em torno de 213.5

R informa que o pneu é radial

16 indica que o pneu possui 16 polegadas de diâmetro.

O que significa a informação Traction escrita no pneu?

É um índice utilizado para informar a habilidade de um pneu em parar um carro no concreto molhado ou asfalto. É dividido em quatro categorias de tração, sendo elas, da maior para a menor, AA, A, B e C.

A informação Temperature também indica esta mesma habilidade e também é dividida pelas mesmas categorias.

O que significam as siglas TT e TL?

As siglas significam Tube Type ou Tubeless. A TT indica que o pneu utiliza uma câmara de ar em seu interior, enquanto a TL informa que não a utiliza. Atualmente, poucos pneus ainda utilizam câmara de ar.

É comum que pneus vibrem e façam barulhos?

É relativamente comum que pneus façam barulho. Isso depende do desenho da banda de rodagem e da pista em que o carro está rodando. As vibrações, por outro lado, podem indicar que o veículo está precisando de calibração.

Como saber a velocidade máxima suportada pelo meu pneu?

Após os códigos de medida do pneu, existem, consecutivamente os índices de carga (numérico) e o de velocidade (alfabético). As letras indicam a velocidade máxima. Abaixo, algumas das letras mais comuns encontradas nos carros:

  • G — 90 km/h
  • J — 100 km/h
  • K — 110 km/h
  • L — 120 km/h
  • M — 130 km/h
  • N — 140 km/h
  • P — 150 km/h
  • Q — 160 km/h
  • S — 180 km/h
  • T — 190 km/h
  • U — 200 km/h
  • H — 210 km/h
  • V — 240 km/h
  • W — 270 km/h
  • Y — 300 km/h
  • ZR — +240 km/h

E, caso você tenha ficado curioso sobre o índice de carga, segue a tabela com os códigos mais comuns encontrados nos carros:

  • 70 — 335 kg
  • 71 — 345 kg
  • 72 — 355 kg
  • 73 — 365 kg
  • 74 — 375 kg
  • 75 — 387 kg
  • 76 — 400 kg
  • 77 — 412 kg
  • 78 — 425 kg
  • 79 — 437 kg
  • 80 — 450 kg
  • 81 — 462 kg
  • 82 — 475 kg
  • 83 — 487 kg
  • 84 — 500 kg
  • 85 — 515 kg
  • 86 — 530 kg
  • 87 — 545 kg
  • 88 — 560 kg
  • 89 — 580 kg
  • 90 — 600 kg
  • 91 — 615 kg
  • 92 — 630 kg
  • 93 — 650 kg
  • 94 — 670 kg
  • 95 — 690 kg
  • 96 — 710 kg
  • 97 — 730 kg
  • 98 — 750 kg
  • 99 — 775 kg
  • 100 — 800 kg

Esperamos que sua dúvida também tenha sido respondida por este artigo. Continue de olho no blog para ter acesso a mais conteúdos como este e não esqueça de nos acompanhar nossas redes sociais.

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