Com a proximidade do feriado, muitas pessoas começam a planejar viagens. Para garantir a segurança e a tranquilidade do passeio, a dica é pesquisar sobre o destino, decidir qual estrada pegar e fazer a revisão antes de viajar.

Pensando nisso, preparamos uma pequena lista com os principais itens que precisam ser checados antes de seguir viagem.

Revisão antes de viajar: dicas de quais itens checar

  • Óleo e filtro

Uma das revisões mais simples e importantes para o carro é checar o óleo do motor, pois esse cuidado permite identificar problemas de lubrificação antes de haver danos ao motor e gerar muitos gastos. A dica é verificar sempre o nível e o prazo de validade do óleo e fazer a troca do filtro de óleo na mesma data.

  • Fluido de transmissão

O fluido de transmissão é responsável por manter as engrenagens do carro funcionando, por isso é importante checar se esse item está limpo e sem flocos de metal. Se encontrar pedaços ou flocos de metal ligado à vareta, a recomendação é levar o carro ao mecânico imediatamente.

  • Bateria

É essencial fazer a revisão antes de viajar para garantir que a bateria do carro está completamente carregada. Para isso, é importante verificar a carga da bateria e checar se os terminais da bateria estão limpos e sem corrosão.

Em caso de corrosão, a dica é desligar o carro, desconectar a bateria e usar escova de aço e uma lata de refrigerante cola para limpar.

  • Filtro de ar

É essencial fazer a revisão antes de viajar para garantir a segurança do passeio e evitar gastos desnecessários. Especialmente em viagens longas, é importante checar o filtro de ar: para isso, basta localizá-lo, abrir o recipiente e retirar o filtro. Se o item está for majoritariamente branco, está funcionando bem, mas se estiver preto ou marrom, é hora de substituir por um filtro novo.

  • Pneus

Antes de pegar a estrada, fundamental verificar a pressão interna de cada pneu e do estepe, comparando com a recomendação da montadora. Além disso, cheque o desgaste de cada pneu e confira o alinhamento.

Para mais dicas e informações sobre como fazer a revisão antes de viajar, acompanhe nosso blog e fique de olho em nosso Facebook. E fique de olho: faça o orçamento de suas peças e acessórios no site da Bompreço Auto Peças.