Estamos em um dos meses mais esperados do ano: julho. Nessa época, tão importante quanto escolher o destino, o hotel e os passeios é fazer a revisão no veículo antes de pegar a estrada. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de itens que precisam ser verificados e reforçamos a importância de fazer a revisão do carro para as férias.

Importância de fazer a revisão do carro para as férias

A revisão do carro para as férias ajuda a garantir a segurança dos ocupantes e preserva as condições do veículo. Afinal, quando as peças estão em condições ideais, o carro trabalha de forma eficiente e economiza combustível, além de evitar acidentes.

Por isso, antes de colocar o carro na estrada a recomendação é levar o veículo em sua oficina de confiança alguns dias antes da viagem. Assim, caso seja necessário trocar algum item haverá tempo suficiente.

Revisão do carro para as férias: itens para checar

  • Freios

Na hora de fazer a revisão do carro para as férias, lembre-se de conferir os discos, pastilhas e demais componentes relacionados à frenagem.

  • Pneus

Observe os pneus, incluindo os estepes, e verifique se eles estão muito desgastados ou com bolhas. Além disso, faça a calibragem conforme as indicações do manual do fabricante.

  • Alinhamento e balanceamento

Ao fazer a revisão do carro para as férias, verifique se sente vibrações no volante ou se o carro está puxando para um dos lados.

  • Fluidos

Cheque o estado dos filtros e óleos de motor e transmissão, fluidos para freio, embreagem e direção hidráulica. Verifique também se há presença de vazamentos e o reservatório de partida a frio, se o carro for flex.

  • Equipamentos de segurança

Confira a presença e o funcionamento de triângulo, macaco e chave de roda.

  • Sistema elétrico

Verifique lanternas, faróis, luz de ré, setas e pisca alerta e substitua as lâmpadas queimadas.

  • Limpeza dos vidros

Cheque o funcionamento de limpadores e desembaçadores, além do nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas.

Após fazer a revisão do carro para as férias, lembre-se de abastecer o veículo, prepare lanches rápidos e saudáveis e leve água. Assim você garante o bem-estar de todos e aproveita muito mais sua viagem! Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, fique de olho em nosso blog e no Facebook.