O mês de julho está quase chegando e com ele vêm as viagens de férias. Por isso, é hora de começar a escolher destinos e planejar roteiros. Mas para evitar riscos e problemas no trajeto, é importante que o veículo esteja em ordem. Pensando nisso, preparamos algumas dicas e informações sobre a importância da revisão do carro para viagem. Confira!

Por que fazer a revisão do carro para viagem?

A manutenção periódica é fundamental para a segurança do motorista e dos passageiros. Porém, é importante programar a revisão do carro para viagem alguns dias antes de pegar a estrada. Esse cuidado é importante porque se houver necessidade de substituição de alguma peça, muitas vezes é necessário mais de um dia.

O check up do carro ajuda a evitar acidentes, garante a segurança de todos e ainda preserva as condições do veículo. Além disso, quando todas as peças estão em perfeitas condições, o carro economiza combustível e responde adequadamente a situações de emergências, como freadas e ultrapassagens.

Revisão do carro para viagem: quais itens checar?

  • Pneus

Calibre os pneus e o estepe conforme as determinações do fabricante para um carro cheio e certifique-se de que não há desgastes e bolhas.

  • Sistema elétrico

Confira todas as luzes do carro, como setas, freios e farol  e cheque se as luzes do painel estão funcionando corretamente.

  • Para-brisa

Verifique se a palheta está funcionando adequadamente no vidro dianteiro e traseiro.

  • Equipamentos de segurança

Na hora de fazer a revisão do carro para viagem, lembre-se de conferir se o macaco e as ferramentas estão em bom estado.

  • Freios

Solicite ao seu mecânico de confiança a revisão dos freios, discos e pastilhas. Assim você evita imprevistos e acidentes, além de garantir a segurança dos ocupantes do carro.

  • Filtros e fluidos

Confira os filtros e óleos de motor, transmissão, frio, direção hidráulica e embreagem. Verifique também o nível da água de arrefecimento, de limpeza dos para-brisas e o reservatório de gasolina para partida a frio (para veículos flex).

Tem alguma dica que gostaria de compartilhar? Deixe uma mensagem para nós! Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, fique de olho em nosso blog e Facebook.

Acesse nosso site para conferir peças originais e produtos para cuidar do seu carro.