O motorista deve estar sempre atento ao prazo certo da revisão periódica e aos itens que demandam verificações em determinadas quilometragens, afinal algumas situações podem exigir que os serviços sejam feitos antes do prazo previsto.

Entre os problemas da manutenção fora do prazo, o motorista deve entender que seu veículo corre riscos que podem resultar em uma visita à oficina, além de grandes gastos e uma enorme dor de cabeça.

Importância da revisão periódica

Para cuidar corretamente do veículo, a primeira regra é seguir as orientações da montadora do veículo, pois cada marca possui um plano de revisão programada que considera as especificidades do modelo e as características de uso.

Para explicar a importância da manutenção, trouxemos uma lista com algumas consequências de fazer a revisão fora do prazo e quais os sinais que o veículo dá quando precisa ser levado para a oficina.

Sinais de problema e os efeitos de fazer a revisão periódica fora de hora

  • Amortecedores

Quando: A revisão desse item é feita, normalmente, a cada 10 mil km. Porém, é importante lembrar que o período pode mudar em consequência das condições de uso do automóvel.

Sinais de problemas: Solavancos, balanços excessivos e ruídos na suspensão, além da falta do contato dos pneus com o pavimento, que ficam pulando durante a percurso do carro.

Efeitos da revisão fora de hora: Quando os amortecedores estão desgastados, a capacidade de frenagem pode ser comprometida. Além disso, outros problemas são o maior risco de aquaplanagem em pistas molhadas, a perda de estabilidade e o aumento da trepidação na carroceria.

  • Velas de ignição

Quando: Carros que trafegam em grandes cidades devem fazer a troca das velas de ignição com mais frequência. Por exemplo, se a recomendação da montadora é a cada 20 mil km, o ideal é que a substituição seja feita a cada 10 mil km.

Sinais de problemas: Aumento no consumo de combustível, elevação dos níveis de emissões de poluentes, perda de potência do motor e falha de um ou mais cilindros.

Efeitos da revisão fora de hora: Comprometimento do sistema de ignição, podendo gerar falhas e danificar outros componentes, como cabos de ignição e bobina, além de danificar o catalisador e contaminar o óleo lubrificante do motor em casos mais extremos devido ao combustível não ser queimado.

  • Troca de óleo

Quando: Geralmente, é feita a cada 5 mil km para óleos minerais e 10 mil km para óleos sintéticos.  A dica é sempre consultar o manual do fabricante e seguir a recomendação de acordo com a marca e modelo.

Sinais de problemas: Manchas de óleo onde o carro fica estacionado.

Efeitos da revisão fora de hora: Redução do nível do óleo e aumento do vazamento, podendo afetar o funcionamento do motor.

  • Bateria

Quando: As fabricantes oferecem, em média, de um a dois anos de garantia. Depois desse período é bom prestar mais atenção ao funcionamento da bateria.

 Sinais de problemas: Luzes do painel do automóvel, que indicam qualquer defeito na parte elétrica, no alternador e no sistema de alimentação.

Efeitos da revisão fora de hora: A bateria pode descarregar com mais facilidade quando o veículo roda pouco, por isso, é importante sempre ligar o carro se ele fica parado durante a semana ou roda pouco.  “Em casos mais severos, o veículo simplesmente não liga”.

  • Sistema de freios

Quando: Normalmente, a revisão é feita a cada 10 mil km, seguindo as manutenções programadas.

Sinais de problemas: Ter de pisar mais forte do que o habitual, sentir o pedal do freio baixo, perda de eficiência na frenagem, ruído nas pastilhas e lonas, diminuição do nível do fluido, trepidação e ineficiência do freio de estacionamento.

Efeitos da revisão fora de hora: desgaste prematuro das peças, comprometimento do funcionamento adequado do sistema, perda total do freio, desgaste prematuro e diminuição da espessura dos discos e tambores.

O bom funcionamento do veículo vai muito além da leitura cuidadosa do manual. Para manter o carro em boas condições, é necessário efetuar a revisão periódica sempre no mesmo mecânico, pois além de conhecer o histórico do veículo, ele pode alertar para o momento das próximas manutenções.

Acompanhe no nosso blog dicas para conservar seu carro sempre novo e manter a manutenção em dia! E não se esqueça, a Bompreço Auto Peças tem sempre as melhores peças e produtos para o seu carro.