Saber a hora certa para trocar os pneus do carro é uma tarefa importante, afinal esses itens também têm prazo de validade. Por isso, é essencial que o motorista fique atento aos sinais que o pneu indica. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar nessa missão.

Informações importantes sobre os pneus do carro

  • O prazo de validade dos pneus é de 5 anos a partir da fabricação. Para verificar essa data, basta olhar o número de quatro algarismos que fica na lateral do pneu, perto da sigla DOT, que traz a informação sobre a semana e o ano de fabricação do pneu. Para entender, veja o exemplo: o número 1913 indica que o pneu foi feito na 19ª semana de 2013.
  • Não existe quilometragem ideal para trocar os pneus, afinal cada motorista usa o carro de forma particular. Por isso, a dica mais importante é que sejam feitas as manutenções preventivas para evitar possíveis problemas mecânicos no carro.
  • Já o alinhamento e o balanceamento do veículo devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros. Junto com isso, é indicado fazer o rodizio dos pneus, deixando os mais novos no eixo que tiver a tração e mantendo o desgaste simétrico.

Dicas para identificar o momento ideal de trocar os pneus

  • Tire Wear Indication (TWI)

Uma boa dica para saber o momento certo de trocar os pneus é analisar o Tire Wear Indication (TWI). Esse recurso indica o desgaste do pneu, mostrando quando estão com menos de 1,6 milímetros. Por isso fique de olho: se os sulcos estiverem menores que o TWI está na hora de trocar os pneus.

  • Anomalias na superfície

É necessário que o motorista fique sempre atento ao aparecimento de bolhas, pois esse problema indica o rompimento do tecido ou da malha de aço. Isso porque pequenos furos ou buracos, mesmo que sejam pequenos, podem desestabilizar ou destruir o pneu com o carro em movimento.

Dicas para trocar os pneus

  • Siga atentamente o manual

Na lateral do pneu, é possível identificar a marca, o modelo, as medidas e se o pneu é radial ou diagonal. Para o melhor desempenho e segurança do carro, é importante que essas especificações sejam respeitadas.

  • Analise as características do local onde dirige

Em cidades com o clima predominantemente seco, a dica é optar por modelos com aberturas menores para escoamento de água. Já em cidades onde chove com frequência, é importante utilizar pneus com sulcos e nervuras que promovam mais estabilidade em pista molhada.

  • Considere a carga máxima

Se o veículo suporta até 500 kg, por exemplo, nunca devem ser comprados pneus que suportem até 250kg. Embora o preço possa ser mais baixo, é muito importante respeitar o peso ideal para evitar o risco de acidentes em caso de escolha inadequada.

  • Compare preços

Para garantir a melhor compra, pesquise e compare preços de pneus certificados pelo Inmetro. A dica, nesse caso, é pesquisar em sites de revendedores certificados para encontrar as melhores condições.

  • Quantidade de pneus a serem substituídos

Se forem usados de maneira uniforme, a recomendação é trocar os pneus de uma vez, garantindo que todos estejam nas mesmas condições. Porém, caso não seja possível trocar os dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo.

 

Acompanhe nosso blog e fique sempre atualizado sobre novidades do mundo automotivo. Para garantir segurança para seu veículo, conte com a qualidade e confiança dos produtos Bompreço Auto Peças.