Tipos de óleo

Os óleos se dividem em três categorias: Minerais, Vegetais e Sintéticos. Óleos minerais são aqueles derivados de petróleo, vegetais, como o próprio nome diz, derivados de vegetais e sintéticos são aqueles produzidos em refinarias específicas. No setor automotivo os óleos mais utilizados são os sintéticos e minerais. No caso do óleo mineral, é acrescentado aditivos químicos para evitar o acúmulo de resíduos.
Outro fator importante para entender o óleo automotivo é conhecer sua viscosidade, que nada mais é do que a resistência do líquido ao movimento. Líquidos mais viscosos deslizam com menor velocidade. Para escolher qual o óleo ideal é necessário observar a temperatura ambiente e a utilização do veículo. Ele não pode apresentar muitas alterações de sua resistência com a variação de temperatura do motor. Óleos mais fluidos podem não lubrificar suficientemente todos os locais.

Viscosidade suas implicações

O que determina qual a viscosidade do óleo automotivo é um número de identificação SAE. Basicamente, óleos com índice SAE 20, 30, 40 e 50 significam que até temperaturas de 99ºC o óleo manterá a viscosidade dentro dos limites, já os números SAE 5W, 10W e 20W indicam que os limites serão mantidos à temperatura de 18ºC. Quanto mais fluidez, menor o número.

Existem óleos multigrades, por exemplo 10W/30 que apresentam a vantagem de oferecer um arranque mais rápido mesmo em ambientes mais frios, como no inverno e preservando suas características de lubrificação em temperaturas mais elevadas.

Os aditivos são importantes para o óleo porque conseguem evitar que resíduos de materiais carbonizados se acumulem e coagulem, o que poderia causara formação de depósito, obstruindo a circulação.

A troca do óleo automotivo deve ser realizada periodicamente, de acordo com as recomendações do fabricante, contidas no manual. Veículos que realizam apenas trajetos mais curtos devem realizar a troca com mais frequência, pois os aditivos são consumidos mais rapidamente em condições de arranques e paradas.

Acompanhe o blog e fique por dentro de todas as novidades e dicas do mundo automotivo. Visite o nosso site e conheça a empresa. Você já sabe: Precisou de auto peças? Ligue 62 3507-6000.