Ao comprar um carro, novo ou usado, um dos principais cuidados do motorista deve ser a contratação de um seguro que possa cobrir acidentes ou problemas inesperados. Pensando nisso, trouxemos informações sobre as diferenças entre o seguro de carros novos e usados e explicamos alguns fatores que impactam no preço. Confira!

Características do seguro de carros novos e usados

Seguro de carro novo

A primeira informação a se considerar ao contratar esse serviço é que o valor do seguro varia de acordo com o modelo do veículo. Sobre isso, impactam o preço de reposição das peças, o valor do conserto, a reposição do carro entre outros.

O valor do seguro de um carro novo pode ser mais alto devido ao seu valor de mercado ou por ser um lançamento. Porém, há condições que reduzem esse preço. São eles:

  • Menor probabilidade do veículo apresentar defeitos devido ao menor tempo de uso e recente fabricação.
  • Menor custo das peças para reposição e facilidade em encontra-las.
  • Menor probabilidade de furtos ou roubos por ser um modelo novo e com menos exemplares circulando, não chamando muita atenção.

Seguro de carro usado

No seguro de carro usado, o valor da contratação do serviço segue o preço de vendo do modelo. Além disso, o valor do prêmio também leva em consideração o tipo de uso e conservação do veículo, o preço das peças para reposição, eventuais sinistros etc.

Os veículos que não mudaram muito desde os modelos mais antigos e têm peças fáceis de serem encontradas, com preços mais baixos e manutenção mais barata, têm seguro mais barato.

Já os carros fabricados há muitos anos que ainda possuem valor de venda mais elevado ou peças caras e de difícil acesso, têm o valor mais alto.

Fatores que influenciam o valor do seguro de carros novos e usados

Entenda os aspectos que as seguradoras consideram no momento de definir o valor do seguro de automóveis.

  • Perfil do cliente

Entre os fatores analisados nesse aspecto estão idade, sexo e estado civil, além de verificação sobre o motorista já ter se envolvido em acidentes anteriormente. Mulheres, indivíduos acima de 60 anos e pessoas que não se envolveram em acidentes e ocorrências de trânsito costumam pagar menos.

  • Modos de uso e de conservação

Além de checar se o motorista já se envolveu em sinistros, as seguradoras também verificam como o carro é usado no dia a dia. Nesse tópico, um dos quesitos analisados é o local onde o veículo fica estacionado e quem são os possíveis condutores.

  • Região de circulação

Outro fator que as seguradoras consideram ao calcular o valor do prêmio são os locais em que o motorista costuma passar e estacionar. Se trafegar por áreas com maior índice de acidentes de trânsito ou ruas com muitas ocorrências de furtos ou roubos o valor do seguro será mais alto.

  • O veículo

Nesse quesito, a seguradora analisa a conservação e o valor de mercado do veículo, o preço das peças do carro, a probabilidade de roubos e furtos e as condições do sistema de segurança.

  • Tipos de cobertura

Outro aspecto muito importante para a definição do valor de seguro de carro novos e usados são os tipos de cobertura contratadas pelo segurado. Quanto mais coberturas, maior é o valor do seguro.

Agora que você sabe as principais diferenças e fatores que influenciam no valor do seguro de carros novos e usados, basta analisar as propostas e escolher o melhor para o seu caso! Para ficar por dentro de notícias do mundo automotivo e entender decisões que envolvem o seu carro, fique de olho no blog da Bompreço Auto Peças e acompanhe nosso Facebook.

Fonte: Meu Porto Seguro