O seguro para terceiros cobre danos causados a outros veículos em acidentes provocados pelo segurado. Por essa característica, ele é mais econômico que o seguro convencional. Se você tem interesse nesse modelo de seguro, continue lendo e saiba mais.

Seguro RCF-V: o que determina o seguro para terceiros?

O Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos, também chamado de seguro para terceiros, tem o objetivo de reembolsar o segurado da indenização a qual esteja obrigado a pagar, judicial ou extrajudicialmente, devido a danos corporais e/ou materiais involuntários causados a terceiros.

Isso significa que o seguro para terceiros é um modelo opcional que ajuda em acidentes, como bater em outro carro ou atropelar uma pessoa. Ele pode ser incluído no seguro compreensivo ou contratado a parte, o que garante que saia mais barato.

Cobertura do seguro para terceiros 

  • Danos Materiais: cobre despesas com o conserto do carro de terceiros, como um retrovisor quebrado ou pintura arranhada devido a uma batida;
  • Danos Corporais: paga despesas médicas em caso de lesões e indeniza em situações de morte ou invalidez do envolvido em um acidente ocasionado por responsabilidade do motorista;
  • Danos Morais: cobre o valor de indenização que deverá ser pago à pessoa envolvida no acidente que se sentir ofendida por algo que o causador do acidente disse.

Como contratar o seguro para terceiros?

O seguro para terceiros pode ser contratado de três formas:

  • Contrato de seguro de responsabilidade civil que contém apenas cobertura para terceiros;
  • Contrato do seguro para terceiros junto com o seguro auto compreensivo;
  • Contrato do seguro junto com o rastreador de carro.

Acionamento do seguro e franquia

Quando você é a vítima:

Se a pessoa que bateu em você tiver o seguro para terceiros é possível entrar como terceiro no seguro dele. Portanto, o seguro dessa pessoa irá pagar o conserto do seu carro. Caso ela não tenha, você pode acionar o seu seguro compreensivo para consertar os danos causados, pagar a franquia e cobrar que o causador do acidente pague.

Quando você é o causador:

Se você tem o seguro para terceiros é possível acioná-lo para consertar o carro em que você bateu sem pagar nenhuma franquia referente a essa cobertura.

No caso de quem tem seguro completo com cobertura de perda parcial não é necessário pagar a franquia de cobertura de terceiros, mas o motorista paga a franquia para acionar o seguro para consertar os danos parciais do veículo. No seguro sem cobertura de perda parcial também não é preciso pagar a franquia acionando o seguro, porém deve pagar o conserto do seu carro, pois o seguro não tem essa cobertura.

Tem mais alguma dúvida sobre o seguro para terceiros? Deixe seu comentário abaixo. Continue acompanhando nosso blog para mais informações e dicas sobre o mundo automotivo e siga nosso perfil no Facebook e no Instagram.