A manutenção do sensor de temperatura do carro é uma das revisões mais importantes, pois evita problemas no motor que podem ser mais complexos e mais caros para serem resolvidos. Entenda o que é essa peça, qual a sua função e quando é feita a manutenção.

Função do sensor de temperatura do carro

O sensor de temperatura do carro informa com máxima precisão o valor exato da temperatura do motor. Além dessa função, o sensor também oferece informações para a execução de diversas estratégias de funcionamento do motor.

Como o sensor de temperatura do carro funciona?

O sensor mede a temperatura através de um componente cerâmico chamado termistor, que envia sinais elétricos ao medidor no painel do veículo. Em alguns casos, quando a temperatura está muito alta, o veículo sinaliza o problema nas luzes do painel.

O sensor de temperatura do motor varia os níveis de tensão de acordo com a mudança de temperatura, seja quando o carro está desligado, ligado ou já aquecido.

Onde o sensor de temperatura fica localizado?

Nos carros populares, o sensor de temperatura fica no cabeçote, que é a região mais quente do motor e onde a temperatura pode ser medida com maior precisão. Com ponta super-resistente, o sensor reage às alterações de temperatura do aditivo, variando a resistência.

Também há casos em que o sensor de temperatura do carro pode ser encontrado no coletor de admissão, próximo ao termostato. Neste caso, ele comunica a um computador integrado ao motor do carro se a peça está quente ou fria, se ajustando de acordo com as condições.

Quando fazer a manutenção do sensor de temperatura do carro?

A recomendação é checar o sensor de temperatura do carro, em média, a cada 30 mil quilômetros. Para fazer a manutenção do sensor de temperatura, leia o manual do veículo.

Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nosso Facebook.