Os veículos apresentam tecnologias cada vez mais inovadoras. Atualmente, muitos já saem de fábrica com inúmeros sensores para carros instalados. Pensando nisso, preparamos esse texto para apresentar melhor estes itens e mostrar como funcionam.

O que são os sensores para carros?

Os sensores para carros são dispositivos que buscam auxiliar o motorista a identificar alguns sinais dados pelos veículos. Isso contribui para uma direção mais segura e deixa a manutenção dos veículos mais nítida.

Como funcionam os sensores para carros?

Atualmente existem inúmeros sensores para carros no mercado e cada um trabalha com a coleta de dados do sistema eletrônico do carro. Eles possuem efeito sonoro ou luminoso e costumam aparecer no painel do carro ou quando se faz uma revisão.

Tipos de sensores para carros

Como mencionado acima, existem diversos sensores no mercado. Para te ajudar a entender melhor esse assunto, selecionamento abaixo os sensores mais comuns e importantes.

  • Luz do óleo: monitora a pressão do óleo.
  • Marcador de temperatura: informa com exatidão a temperatura do motor.
  • Injeção eletrônica: acende uma luz no painel quando existe uma falha no funcionamento do motor.
  • Sensores de estacionamento: auxilia no estacionamento do carro.
  • Sensor de ponto cego: ajuda quando o motorista não consegue localizar algum obstáculo.
  • Sensor de pedestres: capta imagens dos objetos que estão à frente do carro e monitora as imagens para identificar um contorno que pareça o de um pedestre, alertando para que o motorista freie e evite o atropelamento.
  • Leitor de placas: sensores para carros que monitora as imagens para identificar as placas de sinalização instaladas na via e gerar alertas ao motorista.
  • Sensor de mudança involuntária de faixa: detecta as pinturas no asfalto que separam as pistas de rolamento e alerta o motorista pelo painel ou por vibração no volante.

Ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento dos sensores para carros? Deixe uma mensagem! Para saber mais sobre o mundo automotivo e receber mais dicas e informações como essas, continue de olho em nosso blog e acompanhe o Facebook da Bompreço Autopeças.