Uma das funções do óleo na direção hidráulica e nos motores é a retirada das sujeiras de seu caminho. Ela é importante porque todos os sistemas automotivos que trabalham com fluidos estão sujeitos à sujeira, o que leva à substituição da bomba de direção hidráulica.

Uma dica importante é trocar o óleo sempre que houver manutenção do veículo, pois um dos fatores que diminuem a vida útil da direção hidráulica e dos motores é a saturação pelo excesso de impurezas. Para te ajudar a entender o procedimento, explicamos o passo a passo para a substituição da bomba de direção hidráulica.

Passo a passo da substituição da bomba de direção hidráulica

  • Remova a mangueira de alimentação da bomba da direção para retirar uma amostra do óleo. Solte a abraçadeira que prende a conexão da mangueira, tampando a saída para evitar vazamentos, e coloque o óleo retirado em um recipiente transparente para poder observar a cor e as possíveis impurezas.
  • Compare o óleo recolhido e o novo para analisar a necessidade de troca.
  • Solte a abraçadeira da mangueira de retorno do sistema e desencaixe o reservatório por cima para retirar o reservatório de fluido do veículo.
  • Se não houver sujeira dentro do filtro, o reservatório pode continuar em uso. Caso haja sujeira, deve-se trocar o reservatório.
  • Solte a mangueira de pressão com soquete 24 mm, observe a presença das arruelas acima e abaixo da conexão e as remova.
  • Solte o parafuso de fixação superior da bomba em seu suporte com chave soquete 12 mm, mas não retire. O acesso da ferramenta a esse parafuso se dá pela abertura dentro da polia da bomba.
  • Novamente solte, mas não retire o segundo parafuso.
  • Desloque a correia de acessórios e remova os dois parafusos com as mãos para retirar a bomba da direção hidráulica.
  • O diagnóstico de problemas afirmativo é a resposta do motorista com relação a possíveis ruídos e endurecimento da direção no momento de esterçar o veículo.
  • Não retire os tampões da peça nova antes da instalação do motor para evitar a entrada de impurezas.
  • Posicione os parafusos de fixação manualmente e disponha a correia de acessórios.
  • Fixe o parafuso de baixo com chave combinada 12 mm e com a ajuda de uma alavanca puxe a bomba e aperte o parafuso superior no furo oblongo com chave-catraca e soquete 12 mm. Em seguida, aperte o parafuso inferior novamente.
  • Faça a conexão da mangueira de pressão posicionando corretamente as arruelas inferior e superior.
  • Aplique o torque final nos parafusos de fixação da bomba com aperto de 35 Nm.
  • Monte o reservatório sem conectar a mangueira de retorno do sistema e tampe a entrada dela no reservatório.
  • Para remover o óleo saturado, levante o caminhão para suspender o eixo dianteiro do chão. Aponte a mangueira de retorno do sistema em um galão para coletar o óleo velho. Caso precise estender o comprimento, conecte uma mangueira adicional à de retorno. Abasteça o sistema com o novo óleo e movimente o volante até o batente para o óleo terminar de sair pela mangueira de retorno.
  • Para realizar o processo com o motor desligado, desencaixe o reservatório e o mantenha mais alto que o restante do sistema. Serão necessários de três a cinco litros de óleo para fazer a troca completa.
  • Conecte de volta a mangueira de retorno ao reservatório, ligue o motor e movimente o volante de batente para ver se a direção funciona normalmente. Examine as tubulações e as mangueiras para ver se há vazamentos e complete o nível do reservatório se estiver abaixo do nível mínimo.

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Fonte: O Mecânico