Com a evolução da tecnologia, alguns itens comuns até algum tempo atrás foram substituídos ou removidos. Entre essas mudanças, se destaca o surgimento de novos tipos de câmbio, com diferentes formas de funcionamento, desempenho e nível de consumo.

Em comum, esses diferentes tipos de câmbio apresentam sistema de transmissão mais desenvolvido, capaz de garantir ao motorista maior controle sobre a velocidade do carro.

Para entender as diferenças e características de cada transmissão, confira o guia que preparamos.

Tipos de câmbio: diferenças entre automático, automatizado e CVT

  • Automático
    O câmbio automático tem um conjunto de engrenagens planetárias em uma única peça, que trabalha junto com o conversor de torque e acopla o motor à caixa de transmissão, funcionando como a embreagem. Por deslizar mais lentamente do que o acoplamento de uma embreagem, o consumo e o tempo nas passagens é maior e o automático costuma ser mais lento que as caixas de dupla embreagem.
  • Automatizados
    possui um sistema eletrônico que aciona a embreagem, analisa parâmetros de sensores de velocidade e rotação e faz trocas automaticamente devido aos atuadores hidráulicos. Por não ser um processo rápido, caso a aceleração seja mantida durante as trocas o motorista pode se deparar com alguns trancos. Nesse sistema, segurar o carro no acelerador em subidas pode superaquecer a embreagem e travar o câmbio.
  • Automático de dupla embreagem
    Esse sistema tem duas embreagens que atuam no lugar do conversor de torque de um automático. Um disco de embreagem maior aciona todas as marchas pares e a marcha à ré, enquanto outro menor é responsável pelas ímpares. Isso significa que enquanto uma marcha está engatada, a próxima já está pré-acionada, realizando a troca de forma imediata.
  • CVT (Transmissão Continuamente Variável)
    Entre os tipos de câmbio, esse tem caixa de variação contínua e busca constantemente a relação ideal para cada momento. A transmissão permanece na faixa de aproveitamento máximo do motor, de acordo com a pressão feita no pedal do acelerador.

Vantagens e desvantagens dos tipos de câmbio

Câmbio Mecânico (ou Manual)

Vantagens:

  • O preço da caixa de transmissão manual é relativamente menor.
  • Quando usado corretamente, adere maior controle sobre o veículo.

Desvantagens:

  1. Necessita de manutenção frequente devido ao desgaste mais rápido das peças.
  2. Tempo de vida relativamente menor.
  3. Requer mais atenção e habilidade do motorista por exigir o uso da embreagem.
  4. A troca errada de marchas acarreta em maior consumo de combustível.

Câmbio automatizado de dupla embreagem

Vantagens:

  • Maior velocidade na troca de marchas, que ficam pré-engatadas.
  • Menos consumo de combustível em relação ao câmbio mecânico.

Desvantagens:

  • Manutenção apenas com mão de obra especializada.
  • Carro e manutenção mais caros em relação ao câmbio manual.

Automático

Vantagens:

  • Apresenta funcionamento contínuo, sem os “trancos” decorrentes da troca de marcha errada (no câmbio manual) ou problemas na caixa de transmissão.
  • Mais duradouro do que os outros tipos de transmissão.

Desvantagens:

  • Preço de manutenção elevado e processos complexos.

CVT (Transmissão Continuamente Variável)

Vantagens:

  • Veículo com melhor desempenho.
  • Menor consumo de combustível,
  • Maior conforto na dirigibilidade do veículo.

Desvantagens:

  • Maior custo do veículo.
  • Necessidade de troca regular do filtro de óleo e de mão de obra especializada.

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