Você com certeza já deve ter se perguntado qual o melhor óleo para o seu veículo, seja quando comprou o veículo, quando precisou fazer a troca de óleo ou escutou algum barulho que não deveria estar ali. Pensando nisso, confira o guia que preparamos para te ajudar a saber quais são os tipos de óleo para motor, como escolher e quais os cuidados necessários:

Tipos de óleo para motor

  • Mineral

O óleo mineral vem da separação dos componentes do petróleo e por isso são beneficiados no processo de refinação. Sua vantagem está na facilidade de adaptação a motores convencionais de qualquer cilindrada. Já a desvantagem está na perda de suas propriedades quando submetidos à alta pressão e temperatura, o que ocasiona a borra do motor. São os óleos mais comuns no mercado e por isso são mais acessíveis.

  • Sintético

O óleo sintético possui excelente custo-benefício por apresentar desempenho estável mesmo com grande variação de temperatura. São mais caros, pois são mais finos, não causam carbonização e não precisam de aditivos. Esse óleo também permite que o intervalo entre as trocas seja estendido.

  • Semi-sintético

O óleo semi-sintético é a junção do mineral com o sintético. É possível substituir alguns elementos ruins do mineral por elementos sintéticos e que essa troca já seja suficiente para evitar a carbonização (borra). Porém, esse tipo de óleo não permite estender o intervalo de troca.

Como escolher o óleo ideal para seu carro?

É comum receber opiniões do senso comum acerca desse assunto, mas o correto é consultar o manual do veículo e verificar, entre os tipos de óleo para motor, qual é o ideal para o seu carro e qual o tempo adequado para fazer a manutenção.

Cuidados básicos para todos os tipos de óleo para motor

  • Verifique o nível do lubrificante a cada 15 ou 30 dias.
  • Complete o nível do óleo sempre entre os dois traços, mantendo as condições ideais indicadas pela fabricante.
  • Troque o filtro de óleo sempre que trocar o óleo.
  • Troque o óleo a cada seis meses, evitando a perda de eficiência e o desgaste natural do motor.

Quer se manter informado sobre manutenção de carro e novidades do mundo automobilístico? Fique de olho no blog da Bompreço Auto Peças e se tiver alguma dúvida acesse nosso site ou vá até uma de nossas lojas e conte com a ajuda de vendedores especializados.