No momento em que o veículo começa a se movimentar, a potência e o torque do carro começam a aparecer. O torque é responsável pela produção de força motriz, resultando no movimento giratório que tira o veículo da inércia. Para saber mais sobre o funcionamento desse componente, confira as informações abaixo.

Cálculo e medida do torque do carro

O torque é definido como uma força de rotação, que pode ou não resultar em movimento. No Brasil, a medida utilizada para informar o torque do carro é de quilogramas por metro e para calcular basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.

Diferença entre potência e torque do carro

A potência e o torque do carro são processos complementares, sendo o torque o número base para o trabalho e a potência, a taxa de fazer mais trabalho. Esta medida possui três componentes: força, distância e tempo. Já o torque do carro é a força de rotação de determinado dispositivo, sem incluir o tempo como um de seus fatores.

De forma simplificada, pode-se dizer que os cavalos são a quantidade de trabalho feito em determinado tempo, enquanto o torque é a medida da força aplicada, podendo ser um componente dos cavalos de potência.

Como é o funcionamento do torque do carro

Como é o funcionamento do torque do carro

Como é o funcionamento do torque do carro

  1. A explosão ocorre na câmara de combustão do cilindro. Nesse momento, a biela se posiciona na vertical, alinhada ao centro de rotação do virabrequim.
  2. Nesse momento, o pistão é empurrado para baixo e exerce força sobre a biela, que provoca um movimento rotacional no virabrequim. Nesse momento é possível calcular a distância perpendicular entre o centro de rotação do virabrequim e seu ponto de ligação com a biela.
  3. O ponto 3 é o momento de torque máximo, que nasce porque essa é a maior distância perpendicular entre o centro de rotação do virabrequim e seu ponto de ligação com a biela. Quanto maior a distância, maior será o torque.

Importância do torque do carro

Cada veículo tem uma faixa ideal de rotação do motor e aqueles com maior torque possuem maior capacidade de aceleração e retomada de velocidade. Isso significa que o carro com maior torque irá recuperar a velocidade mais rapidamente, evitando que o motorista tenha que reduzir.

Além disso, o torque do carro também está relacionado à segurança, pois em situações que exigem manobras mais ágeis o motor com maior torque garantirá uma retomada de velocidade mais rápida, permitindo que a ultrapassagem seja mais segura.

Acompanhe dicas e informações sobre o mundo automotivo em nosso blog e fique de olho em nosso Facebook.