Eles são considerados membros da família, cães e gatos costumam seguir os donos para todos os lados. Eles, claro, também andam de carro. Mas o transporte de animais exige alguns cuidados para evitar multas e garantir a segurança de quem dirige e do bichinho. Infelizmente é muito comum vermos eles soltos pelo no carro, no colo do motorista ou com a cara na janela, língua de fora e feliz da vida tomando um ventinho.

O transporte de animais soltos no veículo é um risco tanto para o animal quanto para os integrantes do veículo. O motorista pode ficar preocupado com o que o animal está fazendo e desvia a atenção do trânsito. O animal pode atrapalhar na condução do veículo e o motorista perder o controle do carro e sofrer um acidente.

Esses eventos podem ferir o animal e causar danos à integridade física tanto do motorista, quanto de outras pessoas que possam estar no veículo. Além disso, o animal pode ir se refrescar na janela e cair do veículo em movimento, sofrendo ferimentos e podendo provocar acidentes.

Existem três opções para o transporte de cães de pequeno porte: o cinto de segurança, que é um peitoral adaptado para ser preso ao cinto; o adaptador de cinto de segurança, que acopla a coleira do animal (coleira de preferência peitoral) ao encaixe do cinto e a cadeirinha de segurança, semelhante àquela das crianças. Os pet shops são os melhores lugares para encontrar esses produtos.

Um cão grande, para ser transportado na carroceria do carro deve estar dentro de uma caixa de transporte adequada ao seu tamanho. Soltos na carroceria eles podem ferir-se e também podem pular do carro parado ou movimento e fugir ou provocar acidentes. Prendê-lo na corda ou corrente pode provocar traumas no pescoço e até enforcamento. Existem também, grades de proteção que dividem o porta-malas do restante do carro e os animais podem ser levados lá, separados e em segurança. De preferência porta-malas dos carros “hatch” sem a tampa traseira e nunca de carros sedan!

Já os gatos, que já não gostam muito de sair de casa, são desconfiados e dificilmente ficam quietos, devem ser transportados dentro da caixa de transporte, pois lá se sentem mais seguros e protegidos, com menor chance de se assustar, de querer se esconder em locais inapropriados ou até ferir alguém.

Você transportava seu bichinho de forma correta? Se não, vamos começar a seguir as dicas a partir de agora, além de salvar a vida de muita gente e do seu bichinho, você ainda evita multas!