O sensor de nível de combustível do Sandero 2012 é responsável por transformar a quantidade de combustível no tanque na marcação do painel. Ele mostra quanto combustível tem no carro, por isso seu correto funcionamento é essencial para o motorista saber se está andando na reserva ou não.

Por isso, é necessário realizar a troca assim que a peça apresentar os primeiro defeitos. Para saber como, confira a seguir.

Passo a passo da troca do sensor de nível de combustível do Sandero 2012

Retirada do conjunto da bomba

  1. Retire o assento do banco traseiro para ter acesso ao reservatório de combustível, onde será instalada a peça e retire a tampa que dá acesso à peça com uma chave de fenda.
  2. Retire o conector elétrico do sensor que será substituído, soltando a trava do lado esquerdo.
  3. Dê partida no carro e espere ele morrer antes de retirar as duas mangueiras de envio e retorno de combustível para evitar espirrar combustível ao desconectar o componente. Para retirá-las, aperte as travas nas laterais dos conectores e puxe.

Atenção: Para o encaixe na nova peça, atente-se às marcações em verde e vermelho nos conectores e nas mangueiras.

  1. Encaixe a ferramenta na porca, desrosqueie e após desapertar termine de tirar a peça com a mão.
  2. Retire o conjunto bomba/sensor de nível com cuidado e lembre-se de utilizar um balde para evitar o derramamento de combustível no interior do veículo.
  3. Rosquei novamente a porca para evitar o risco de a peça contrair e não voltar a encaixar.

Troca do sensor de nível de combustível do Sandero 2012

  1. Verifique se as informações da peça estão de acordo com a etiqueta na embalagem da peça e confira o valor ôhmico da peça e a indicação de cheio e vazio, de acordo com o catálogo da TSA.
  2. Com o auxílio de um multímetro, na escala de resistência de 2k?, verifique os valores de cheio de vazio. O valor de vazio é entre 308 e 316 ?. Porém o valor deve estar entre 31 e 35 ?.
  3. Solte a trava com auxílio de uma chave de fenda e retire o conector do chicote do sensor.
  4. Encaixe a base da nova peça na trava e plugue o conector.
  5. Antes de remontar o componente, verifique se o sistema do automóvel está reconhecendo os valores de nível cheio e vazio. Coloque o sensor de nível na posição de vazio, espere entre três e cinco minutos e vire a ignição do carro. O painel deve marcar vazio. Desligue a ignição, coloque o sensor de nível na posição de cheio, aguarde o mesmo período e ligue a ignição. O painel deverá mostrar o tanque cheio.
  6. Para remontar, retire novamente a porca, verificando a posição correta de encaixe antes de colocar a peça. Coloque a guarnição entre o bocal e o conjunto bomba e encaixe.
  7. Encaixe novamente a porca com a ferramenta apropriada. As setas gravadas no sensor de combustível e na porca devem estar na mesma posição para a instalação correta.
  8. Instale o conector e espere de três a cinco minutos para verificar novamente se o painel está reconhecendo a peça. Após o reconhecimento, desligue a ignição e instale as mangueiras, de acordo com as cores verde e vermelha. Aperte nas laterais para encaixar corretamente.

Ainda tem alguma dúvida sobre a troca do sensor de nível de combustível do Sandero 2012? Deixe sua mensagem abaixo! Para mais dicas como essa, acompanhe nosso blog. A Bompreço Auto Peças trabalha com as melhores marcas do mercado e condições especiais de pagamento para parceiros. Confira nossa linha completa de produtos no site.

Fonte: O Mecânico